Corpus Christi: confira se é feriado em sua cidade na quinta e veja sobre funcionamento dos bancos

A igreja católica comemora o Corpus Christi 60 dias após o Carnaval. Este ano, a data cai nesta quinta, mas nãope feriado nacional. Veja onde é feriado e onde é ponto facultativo

Guia Muriaé no WhatsApp

O dia de Corpus Christi, que este ano cai na próxima quinta-feira (16), é uma comemoração da igreja católica, que acontece sempre 60 dias após o Carnaval, mas não é um feriado nacional ao contrário do que muitos pensam.

A data só é feriado em cidades que aprovaram legislações municipais. Muitas prefeituras, porém, decretam ponto facultativo (esse é o caso de Muriaé) – confira abaixo lista de capitais onde é feriado ou ponto facultativo.

Nos casos de ponto facultativo, são os empresários que decidem se vão ou não liberar os trabalhadores na data. Grande parte das empresas costumam dar folga nesta data, assim como ocorre no Carnaval, que também não é um feriado nacional.

Em geral, o comércio funciona nos pontos facultativos e, neste caso, não precisa pagar por horas extras ou gratificações aos trabalhadores, como é obrigatório quando é feriado.

Nas cidades que tem leis aprovadas decretando feriado municipal, as empresas devem respeitar a lei e pagar adicional caso o funcionário trabalhe na data.

Este ano, além da dúvida sobre se é ou não feriado, é preciso ficar atento a uma outra situação. Por causa do aumento de casos de Covid-10, no início de 2021 algumas prefeituras anteciparam feriados para aumentar o isolamento social e tentar conter a disseminação da doença. Este é caso de São Paulo que anrtecipou o Corpus Christi, mas muitas empresas funcionaram normalmente em esquema home office.

Bancos fecham na quinta

Nesta quinta-feira (16), não haverá expediente nas agências bancárias do país, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mesmo em cidades onde a data foi antecipada, como na capital paulista, não haverá atendimento bancário presencial. Na sexta-feira (17), as instituições financeiras vão funcionar normalmente.

Quem tem conta ou carnê com vencimento no dia 16, pode pagar no dia 17, sem jutos ou multas.

Confira capitais onde Corpus Christi é feriado municipal

. Curitiba (PR),
. Fortaleza (CE),
. Maceió (AL),
. Porto Alegre (RS),
. São Paulo (SP),
. Salvador (BA),
. Cuiabá (MT).

Confira capitais onde a data é ponto facultativo?

. Aracaju (SE),
. Belém (PA),
. Belo Horizonte (MG),
. Brasília (DF),
. Campo Grande (MS),
. Florianópolis (SC),
. João Pessoa (PB),
. Natal (RN),
. Palmas (TO),
. Recife (PE),
. Rio de Janeiro (RJ),
. São Luís (MA),
. Teresina (PI).

Significa de Corpus Christi

A igreja católica consideram a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia, um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Nas comemorações, as comunidades montam tapetes nas ruas usando flores, pó de serra, entre outros produtos. Também acontecem procissões localizadas nas paróquias.

Fonte: CUT

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo