Atenta à saúde animal, Prefeitura de Muriaé castra 180 cães e gatos somente em maio

Cuidando da saúde também dos animais, a Prefeitura continua realizando cirurgias de castração em cães e gatos em Muriaé. Somente em maio, mais 180 caninos e felinos passaram pelo procedimento na cidade.

Deste quantitativo, cem foi realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 80 no castramóvel.

O objetivo é diminuir a população de animais de rua na cidade e, consequentemente, reduzir o abandono, ainda mais neste período de isolamento e distanciamento social.

Além disso, este procedimento cirúrgico previne doenças. Entre os benefícios, estão a prevenção da infecção de útero, no caso das fêmeas, e de doenças sexualmente transmissíveis nos animais (como o tumor venéreo transmissível, o TVT, que pode ser adquirido durante a cruza). Quando castrados ainda jovens, as chances de ter câncer de mama em fêmeas e de próstata nos machos são reduzidas em 90%.

A Prefeitura segue investindo na proteção animal. Além da castração de milhares de cães e gatos na cidade nos últimos anos – inclusive com a realização de mutirões -, incentivou e apoiou diversas feiras de adoção.

O investimento mais recente é a ampliação da equipe de veterinários. Agora, três profissionais – ou seja, mais dois especialistas – fazem cirurgias em caninos e felinos de forma gratuita.

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre