Belisário terá festival de cerveja artesanal

Guia Muriaé no WhatsApp

Vem aí o 1º Oktobeerlisariofest, festival de cerveja artesanal de Belisário, distrito de Muriaé. Serão servidos 500 litros da cerveja artesanal Beerlisario, feita com a pura água da Serra do Brigadeiro, cevada, malte e lúpulo importados, além de ingredientes locais, como a folha de tangerina e o mel.

Entre as oito cervejas feitas até agora, foram escolhidas as três que mais agradaram para o festival: a Weiss, alemã feita com malte de trigo; a Pale Ale, inglesa de alta fermentação e sabor forte; e a Stout, irlandesa tipo Guiness. O evento, inicialmente planejado para 100 pessoas, foi redimensionado para receber 200 apreciadores de cerveja artesanal. Os ingressos estão praticamente esgotados. Eles darão o direito a uma caneca de 300 ml e a experimentar cada uma das três cervejas do festival e a repetir a que mais gostou. Tira gostos que harmonizam com cada tipo de cerveja disponível serão vendidos a preços razoáveis. A escolha deles está levando em consideração produtos locais.

“O Oktobeerlisariofest veio para ficar no calendário de festas de Belisário, sempre no último sábado de outubro. Este é o primeiro e vai servir de piloto pra gente melhorar”, diz o idealizador do evento, o ambientalista Renato Sigiliano. Em parceria com os amigos Caio Calais e Heitor Lourenço, Renato vem produzindo a Beerlisario, a cerveja de Belisário. “Vislumbramos Belisário como um Polo Cervejeiro Artesanal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local. Queremos transformar água em cerveja para contribuir para a conservação da água. Quando a cervejaria estiver consolidada, parte dos recursos gerados vai para projetos ambientais em Belisário, especialmente a recuperação e conservação de nascentes”, explica o ambientalista.

A Oktobeerlisariofest será realizada no Grupo de Artesãos de Belisário, dia 31 de outubro, das 17h às 22h. A banda “Besouro Rosa da Esquina” vai embalar a festa, tocando blues, pop rock e MPB. Os organizadores pedem a especial atenção e o cumprimento ao seguinte aviso: “Se beber, não dirija; em hipótese alguma, nunca!” O festival terá suas emissões de carbono totalmente compensadas através do plantio de 500 mudas de Pau Brasil. Também haverá o Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), simbólico, ao produtor rural José Carneiro pela água utilizada diretamente na produção dos 500 litros da cerveja do festival. O passo a passo da criação da cerveja e da realização da Oktobeerlisariofest podem ser acompanhados na página “Beerlisario” no Facebook.

Fonte: Beerlisario

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo