DEMSUR remove entulhos em terreno do João XXIII; confira outras ações da semana

Guia Muriaé no WhatsApp

A Divisão de Limpeza Urbana (DLU) do Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) realizou, na manhã de terça-feira (23), a remoção de entulho em um terreno na Rua José Máximo Ribeiro, entrada do bairro João XXIII. Do local foram removidas cerca de 40 toneladas de resíduos. O responsável do terreno em questão foi procurado pelo setor de fiscalização da autarquia e foi notificado, sendo orientado a manter o mesmo nos requisitos ideais de limpeza e cercamento conforme a Lei Municipal 4467/13. A área em questão, coberta de resíduos da construção civil e sem cercamento, facilitava o descarte irregular feito por carroceiros. Coleta feita, é hora de colocar a lona ou tela e transportá-lo para áreas aptas para o recebimento. No município entulhos do tipo classe “A” são reutilizados na recuperação de estradas de chão, a exemplo a que dá acesso ao aterro municipal.

Como forma de combater o descarte irregular de resíduos, é preciso uma parceria entre o poder público e sociedade, com a participação direta das comunidades na gestão de soluções. O DEMSUR oferece serviço gratuito de remoção de entulhos, porém, o serviço cobre apenas pequenas reformas. No caso de obras que gerem grande volume, o responsável deverá contratar o serviço particular de caçamba, que dará o destino adequado ao entulho. Para o Diretor de Limpeza Urbana, Alcemar Felizardo, que acompanhou a ação, a necessidade de se elaborar um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil torna-se cada dia mais necessário no município.

O descarte de resíduos irregular em via pública sobrecarrega o sistema de limpeza pública no município. Apesar dos resíduos serem vistos como resíduo de baixa periculosidade, seu impacto é causado pelo grande volume gerado e sua disposição irregular pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública.

Outra ação importante da autarquia na semana foi a varrição na BR 356, entre o trevo da Chevrolet e Porto, deste trecho foram recolhidos cerca de 150 sacos de resíduos.

Saindo das imediações da região central, nesta quinta-feira (25), contratados da equipe de capina seguiram em direção ao “Morro do Castelo” para fazerem a limpeza das vias na região. Na sexta-feira (26), a equipe estará presente na Rua Dejair Dias de Carvalho, no bairro Cerâmica, fazendo serviço de limpeza. Enquanto isso, um mutirão de varrição estará acontecendo no loteamento Boa Vista. O mutirão acontece em bairros que não possuem o serviço semanalmente.

Colabore com a limpeza de nossa cidade e o meio ambiente destinando corretamente os entulhos gerados em sua obra assim como o lixo produzido. Denuncie irregularidades, ligue 115 ou 3728-2491 – Central de Atendimento ao Público DEMSUR.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo