FUNDARTE realiza visita técnica para avaliar pontos turísticos de Pirapanema

A Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Turismo e Cultura da Fundarte, fez uma visita técnica ao distrito de Pirapanema na quinta-feira, dia 14 de janeiro.

Ainda na estrada que sobe a serra, a equipe, representada pelos servidores Fernando Paixão e Wania Muahad, notou que as duas pistas de pouso de voo livre estão sem condições adequadas para a prática do esporte, necessitando de uma intervenção na estrutura.

Já em Pirapanema, a primeira reunião foi com Alexandre Baesso, proprietário da Fazenda da Serra e responsável pelo paisagismo da entrada do distrito. “É um local que conta com muito verde e uma réplica da imagem do Cristo Redentor, encantando quem passa por ali”, ressalta Fernando Paixão.

Em seguida, a equipe subiu até a pousada Recanto da Embaúba para uma conversa com o proprietário Jader Pedrosa e sua filha, Andrea, sobre a atual realidade de Pirapanema. Jader é uma espécie de “embaixador” do distrito, sendo um dos primeiros a estimular o turismo e o voo livre no local. Ele informou sobre o funcionamento da Associação de Futebol e ressaltou a urgente necessidade de instalação de redutores de velocidade, uma vez que o asfalto na região tornou a via perigosa para pedestres e visitantes.

Caminhando pela rua que corta o distrito, os representantes da Fundarte foram analisando as reformas das casas que sempre recebiam pintura para o “Gastronomia da Serra”, evento anual que há anos movimentava a economia da comunidade.

A servidora municipal Vanderlânea (Vandinha) abriu as portas do imóvel que foi inaugurado em 2016 para abrigar o Centro Cultural de Pirapanema, mas que atualmente se encontra fechado. Com a intenção de retomar o funcionamento dos espaços públicos ali, o Departamento de Turismo foi avaliar o estado físico do espaço e a necessidade de reformas.

A equipe ainda se reuniu com Rogério Sartori, último presidente do Conselho Comunitário, e Tadeu, para iniciar um planejamento de ação de infraestrutura e cultura no distrito.

No restaurante Alto da Serra, ponto turístico e gastronômico de Pirapanema, o novo proprietário Luiz Fernando apresentou o funcionamento da casa. O local, que tem vista panorâmica para Muriaé, agora abre de segunda a segunda para almoço, com cardápio variado.

A equipe ainda esteve com Marcelo, presidente da Associação de Futebol de Pirapanema, onde foi avaliada a situação do campo e suas instalações.

Após esta visita técnica, todos os detalhes e informações serão descritos em um documento que será entregue para a diretora da Fundarte, Gilca Napier, que apresentará um relatório ao prefeito José Braz e aos demais secretários municipais.

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo