Home / Notícias / Educação / 2º Simpósio de Educação Infantil reúne professores de Muriaé e região

2º Simpósio de Educação Infantil reúne professores de Muriaé e região

O 2º Simpósio de Educação Infantil da Rede Municipal de Muriaé “#pragentemiúda” foi realizado nessa segunda-feira (19), no Sítio do Adelmo, para levar conhecimentos aos professores da cidade e região. O evento teve como fundamento estudar as novas diretrizes para a Educação Infantil propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).




A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, que realizou o evento em parceria com o Sistema Etapa Público, trouxe para ilustrar o tema em discussão “Currículo da Educação Infantil” a pedagoga, especialista em Educação Infantil, autora da coleção “Brincar e Pensar”, Regina Shudo. A palestrante falou sobre as melhorias que precisam ser incorporadas ao ensino, assim como a melhor forma de atuar junto aos alunos.

“Ainda estamos caminhando em educação infantil. Só temos seis anos de obrigatoriedade do ensino para crianças de 4 e 5 anos, por isso a Educação Infantil ainda está nacionalmente se estruturando. É necessário dar a elas mais liberdade, mais convívio com áreas verdes, mais oportunidades de viver a infância. Precisamos investir nos pequenos, para que tenhamos um país mais promissor. Para que saiamos da crise moral e política, precisamos oferecer educação de qualidade às crianças”, frisou Regina Shudo.

A Base Nacional Comum Curricular foi aprovada em dezembro de 2017, definindo os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Ela é um documento de caráter normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas. É uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Uma vez homologada, a BNCC começa a valer em todo país.

A fase de implementação é crucial para que o potencial transformador da BNCC se concretize. De acordo com o parecer e a resolução normativa do CNE, as redes já podem começar a trabalhar na implementação da política e é o que Muriaé está fazendo. A revisão dos currículos deve acontecer preferencialmente em 2019 e até o prazo máximo do ano letivo de 2020.

Premiação do Concurso “Prática de Sucesso dos Anjos”

O Simpósio foi também oportunidade para a entrega da Premiação do Concurso “Práticas de Sucesso dos Anjos”, criado neste ano como o primeiro concurso de práticas positivas dos professores municipais de Educação Infantil.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer elaborou este concurso entre as escolas para reconhecer e homenagear os trabalhos dos professores das unidades de ensino que contribuíram para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem junto aos alunos. Tomou como referência o Prêmio Professores do Brasil.

Doze professores de 11 escolas participaram da competição, inscrevendo relatos das práticas pedagógicas desenvolvidas com uso do material apostilado utilizado na educação infantil adquirido pela atual gestão municipal desde 2017.

O concurso foi dividido em duas categorias: professores de alunos de 4 anos e professores de alunos de 5 anos de idade. A vencedora da primeira categoria foi a professora Maria Aparecida Benício de Carvalho, da Escola Municipal Professora Terezinha Maria de Oliveira Ribeiro, que trabalhou o tema: Alimentação Saudável. A vencedora da segunda categoria foi a professora Angélica Lopes de Faria Assunção, da Escola Municipal Professora Zélia de Barros Carneiro, com o tema: Cantando e aprendendo na Educação Infantil.

Além de premiar as práticas bem sucedidas dos professores em exercício na Educação Infantil da Rede Municipal de Muriaé, cada edição do prêmio criado pela Secretaria também homenageará uma professora que anteriormente também tenha se destacado na mesma Rede e Etapa da Educação Básica em reconhecimento ao seu trabalho. Na primeira edição deste prêmio, neste ano de 2018, a homenageada foi à professora aposentada e atual autora de livros infantis, Maria dos Anjos Oliveira Martins.

Fonte: PMM

Confira também

Alunos recebem diploma do PROEJA FIC em Muriaé; matrículas para nova turma estão abertas

Trinta e um alunos receberam o diploma de conclusão do Programa Nacional de Integração da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *