Fundação Cristiano Varella abre inscrições para olimpíada e curso de capacitação de neurociências
A competição tem o objetivo de testar o conhecimento dos alunos do ensino médio em neurociências e incentivar a educação e o ensino.
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Brain Bee Muriaé, que promove a Olimpíada Brasileira de Neurociências para estudantes do ensino médio de 14 a 19 anos da Zona da Mata.
Antes deste importante torneio local, os estudantes poderão travar um primeiro contato com os temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano por meio do Curso de Capacitação em Neurociências, que será oferecido gratuitamente de forma online nos dias 15, 16 e 17 de março.
O curso capacita os alunos para realizar a prova no dia 2 de abril, que acontecerá no Auditório da Faminas Muriaé. Haverá premiação para 1º, 2º e 3º lugar.
O vencedor ainda vai representar a cidade na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências, podendo ainda representar o Brasil na etapa internacional para jovens neurocientistas.
As inscrições são gratuitas, vão até 11 março e podem ser feitas clicando aqui.
Em Muriaé, o evento completa seu quarto ano de realização, sendo promovido pelo Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, que também incentiva a educação e o ensino.
Olimpíada de Neurociências de Muriaé
A Olimpíada de Neurociências é uma iniciativa mundial para estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas. Este campo da ciência reúne diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, matemática, biofísica, bioquímica, biologia, genética, fisiologia, morfologia, farmacologia, informática e bioengenharia (por isso que o termo “neurociência” é referido no plural). A interação destas diferentes áreas têm possibilitado uma maior discussão e informação sobre o sistema nervoso, como por exemplo, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento, e também suas alterações.
Conhecida internacionalmente como Brain Bee, a iniciativa de levar o estudo científico do sistema nervoso para as escolas tem crescido ao longo dos anos, e, atualmente, existem 14 comitês locais sancionados no Brasil. A Fundação Cristiano Varella faz parte desta iniciativa.
Fonte: FCV