Grande Hotel de Muriaé recebe exposição coletiva “Transbordar” com quadros feitos por artesãs de Boa Família

Mostra é resultado do projeto ‘Quem conta um conto aumenta um ponto’ e retrata a natureza e o cotidiano do distrito de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O Centro Cultural do Grande Hotel de Muriaé inaugurou nesta semana a exposição coletiva “Transbordar”, com entrada gratuita. A mostra expõe quadros bordados por artesãs de Boa Família que retratam a natureza e o cotidiano do distrito. Idealizada por Luciana Braga e com curadoria de Elielson Rodrigues, a exposição é resultado do projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto”, iniciativa da Associação Caminhos por Boa Família, que busca valorizar a história do meio rural, vivida pelas bordadeiras da região.


Os quadros foram feitos pelas mãos das artesãs: Dalva Deco Andrade, Maria Conceição Gomes, Vera Lucia Oliveira e Sara Landia. Os pontos feitos em algodão cru e linho são baseados no bordado clássico, com pontos: matiz, rococó, areia, folha, escama de peixe, corrente, cheio, folha, haste, atrás, carocinho, alinhavos e pesponto.

Luciana Braga diz que a história dos bordados se entrelaça com a de sua própria família. “Minha mãe, Laura Lygia, começou a bordar aos sete anos de idade e quando eu era criança também me ensinou algumas técnicas. O objetivo, com essa exposição, é fortalecer as raízes, valorizar as delicadezas e afetos e eternizar a memória dessas mulheres que vivem há décadas na região”, disse.

A exposição pode ser visitada até o dia 13 de outubro. A mostra é promovida pela Prefeitura Municipal de Muriaé e a Fundação de Cultura e Artes (Fundarte). O Centro Cultural do Grande Hotel de Muriaé fica na Praça João Pinheiro, nº 164, no Centro.

Fonte: Aline Rickly

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo