Operação desarticula organização criminosa com atuação em todo território nacional

Guia Muriaé no WhatsApp

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MG), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Pecus. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa especializada no crime de estelionato e com atuação em todo o território nacional.

Desde às 6h estão sendo cumpridos 50 mandados de prisão e 36 mandatos de busca e apreensão de forma simultânea nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os mandados foram expedidos a partir da representação de delegados da Polícia Federal e Polícia Civil nos autos de um Inquérito Policial em trâmite na comarca de Belo Horizonte.

Duzentos e cinquenta policiais civis e federais estão envolvidos no cumprimento dos mandados nos três estados. Outros 50 policiais militares, civis e agentes penitenciários darão suporte nos procedimentos de prisão e escolta dos presos, durante a chegada da organização criminosa em Belo Horizonte. Até agora, 8h, já foram cumpridos 25 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.

R$ 10 milhões em prejuízo

Ao longo de cinco meses de investigação, as polícias Federal e Civil identificaram centenas de vítimas da fraude aplicada pelo grupo. Estima-se que os prejuízos causados ultrapassassem a cifra de R$ 10 milhões.

Segundo os investigadores, as vítimas eram abordadas por meio do envio de falsas notificações judiciais que noticiavam supostos créditos oriundos de previdência complementar, com as quais haviam contribuído no passado. Para a liberação do dinheiro então prometido, o grupo exigia a antecipação de valores a título de impostos e custas processuais. As vítimas – maioria servidores públicos e pensionistas – depositavam elevadas quantias em contas repassadas pelos criminosos e, então, se davam conta que os créditos a que teriam direito eram fictícios.

A operação da FICCO foi chamada de Pecus em referência a palavra do latim que significa pecúlio – nome dado às economias de uma pessoa que, por meio de alguma armação, poderiam ser entregues a outros.

Chegada dos presos

Os presos serão encaminhados para Belo Horizonte, onde ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato, cujas penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão. Todos chegarão a partir de 11h no Aeroporto da Pampulha, quando serão realizados os procedimentos de formalização das prisões. A imprensa poderá fazer imagens no local.

Fonte: SEDS-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo