Como posso transferir meu curso para a UFJF?

Guia Muriaé no WhatsApp

Estudantes de qualquer outra instituição de ensino superior, pública ou privada, podem completar a graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sem ter que passar por outros vestibulares novamente ou pelo Enem. O procedimento de transferência pode ser feito pelas regras do edital de vagas ociosas, cujo prazo de inscrição termina nesta quinta-feira, 1º.


Os editais de vagas ociosas 01/2023 e 02/2023 reúnem 256 vagas para transferência no campus Juiz de Fora e 146 para o campus de Governador Valadares. Diversos cursos possuem vagas disponíveis, e a transferência pode ser feita para curso de mesmo nome ou da mesma área.

Como concorrer às vagas por meio de transferência?

Para pleitear uma vaga por meio do processo de transferência, é preciso atender algumas condições:

  • Ser aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES) de curso de mesma nomenclatura ou de curso de mesma área do curso pretendido na UFJF, conforme a modalidade de transferência escolhida;
  • Estar regularmente vinculado ao curso de origem – matriculado em disciplinas ou com matrícula trancada no período letivo em curso na data da inscrição neste processo;
  • Ter concluído no mínimo 20% da carga horária total do currículo pleno do curso ao qual está vinculado atualmente;
  • Ter concluído no máximo 80% da carga horária total do currículo pleno do curso ao qual está vinculado atualmente;
  • Não ter atingido, no curso de origem, o prazo recomendado para integralização do curso pretendido na UFJF;
  • O aluno deve estar regular junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
  • No caso de estudantes de nacionalidade estrangeira, será necessário comprovar situação migratória regular;
  • Classificação dentro do número de vagas no curso para a respectiva modalidade de ingresso.

Classificação

A ocupação das vagas em ambas modalidades de transferência respeita uma ordem de prioridade para a seleção dos estudantes. A primeira delas é a convocação de estudantes provenientes de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) nacionais e a segunda é o recrutamento de alunos vindos de instituições nacionais públicas estaduais e municipais.

Logo após, a ordem de preferência é destinada para candidatos vindos de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni;  alunos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies; demais alunos de IES.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 1º de junho, exclusivamente on-line, por meio da Área do Candidato. Para as modalidades de “Transferência” é cobrada uma taxa de R$150 para inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser efetuado, exclusivamente, no Banco do Brasil até o dia 2 de junho de 2023, respeitando os horários de compensação bancária.

Além das modalidades de transferência, há outras sete opções de ingresso pelo edital de vagas ociosas. Ao todo, são 1.292 vagas para cursos presenciais de graduação da Instituição, sendo 915 vagas para o campus de Juiz de Fora e 377 para Governador Valadares.

Fonte: UFJF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo