Contrata MG: aplicativo é vitrine para trabalhadores autônomos serem contratados

Trabalhadores autônomos e pessoas interessadas em contratar prestação de serviços têm um novo aliado para essa intermediação. Os aplicativos do Contrata MG, oferecidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a startup Crafty, estão disponíveis gratuitamente na Google Play e na App Store, e já têm quase 11 mil profissionais cadastrados em todo o estado.

Por meio de um cadastro simples, o prestador fica disponível para ser contactado por pessoas que se interessam pelo tipo de trabalho que ele oferece. Atualmente, o Contrata MG possui mais de cem ocupações disponíveis para escolha, como diarista, cuidador de idosos, recepcionista, dentre outras. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte são 921 profissionais de variados segmentos.

Contato

A integração entre os prestadores de serviço e os potenciais contratantes é feita por meio de dois aplicativos: o Contrata MG Para Trabalhadores, destinado exclusivamente para os profissionais que desejam oferecer serviços; e o Contrata MG, para pessoas que estão em busca de profissionais autônomos. Quando o cadastro do trabalhador está ativo, os contratantes conseguem vê-lo tanto nas pesquisas por profissionais no aplicativo, quanto em buscas no site www.contrata.mg.gov.br. Também é possível usar os filtros do app para fazer a seleção com base na distância, no preço da diária, no tipo de serviço e na disponibilidade de horário.

Quando o interessado em contratar algum serviço opta pelo perfil de um profissional, a interação acontece pelos aplicativos. O contratante solicita um orçamento, informando detalhes do trabalho a ser realizado, e, na mesma hora, o prestador recebe uma notificação no seu smartphone. A partir disso, ambos podem conversar no chat para obter mais detalhes ou solucionar dúvidas.

O prestador pode escolher se envia um orçamento, ou recusa o atendimento – funcionalidade que também é permitida ao contratante, que pode aprovar ou rejeitar o orçamento enviado. Se ambas as partes se interessarem pelos termos, uma ordem de serviço será gerada pelo app, e os dois poderão acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo aplicativo, que envia notificações periódicas para os celulares de ambos.

No fim do serviço, contratantes e prestadores de serviços se avaliam, de forma que outros usuários consigam ver essas notas para futuras interações.

Todo o processo é feito sem qualquer custo. Basta fazer o download dos aplicativos – disponíveis na Google Play e na App Store – e realizar o cadastro exigido. Mais informações e orientações estão disponíveis no site do programa.

Toda a interação é realizada dentro dos aplicativos da seguinte maneira:

* Primeiro o contratante escolhe o profissional com base no perfil criado pelo profissional anteriormente;

* O contratante então solicita um orçamento, informando detalhes do serviço a ser prestado e o profissional recebe uma notificação;

* A partir disso, ambas as partes podem interagir pelo chat para sanar quaisquer dúvidas;

* Tanto o prestador de serviço quanto o contratante podem aceitar ou não o orçamento;

* Caso aceitem, uma ordem de serviço é gerada e ambos podem acompanhar o andamento do serviço pelo aplicativo;

* Ao final do trabalho, contratante e prestador se avaliam nos respectivos aplicativos. Essa avaliação aparece publicamente para outros os usuários consultarem em futuras interações.

Fonte: Agência Minas

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo