Encontro de Tradições é realizado em Patrocínio do Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma grande festa da cultura da nossa região aconteceu no sábado (25), na Praça Getúlio Vargas, em Patrocínio do Muriaé. Um Encontro de Tradições que contou com grande participação popular.

Presentes e prestigiando o evento estavam também o prefeito em exercício Neim Franklin, a vereadora Denia Veloso, o ex-prefeito Arlindo Alves, a Secretária de Saúde Fernanda Oliveira, Renê Magalhães do consórcio de saúde CISLESTE (que fez a apresentação do evento), e visitantes das vizinhas cidades de Muriaé e Barão do Monte Alto.

A festa, que desejava divulgar diversos estilos e formatos de tradições culturais, começou às 16 horas com uma grande e amigável Confraternização de Grupos de Motociclistas, em frente ao Quiosque da Praça. Um conjunto musical alinhavou esse pacote, mostrando que essa turma conta sim com uma cultura própria, característica e estruturada, superando qualquer tipo de estigma que não seja o positivo.

Por volta das 20 horas entraram no Palco de Eventos os alunos da Escola de Música da Prefeitura, integrantes da Banda Maestro José Augusto da Silveira, emocionando a plateia com lembranças da saudosa Lira 10 de Maio. Com o Maestro Claudio conduzindo lindamente a turma, eles encantaram a audiência.

Logo depois, exibiram-se na Praça os alunos do Projeto Viva Capoeira, comandados pelo Mestre Kal Alisson. O foco saiu do palco e foi para o chão da Praça, e uma grande roda se formou para a apresentação dos alunos. O projeto, ligado a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, beneficia mais de 60 crianças e adolescentes.

O próximo a se apresentar foi o Grupo Raízes, convidado especial da noite, vindo da cidade de Muriaé. Um grupo de percussão, canto e dança, fundado pela Lei de Incentivo à Cultura, que agora faz parte do Projeto Mais Jovem do Bairro Santa Terezinha. A Coordenação está a cargo de Monaliza Alves, Shirley Melo, Patrícia Caroline e do Coreógrafo Valbert Luiz. Por uma hora eles tocaram, dançaram, cantaram e encantaram os patrocinenses.

Ponto alto do evento, a chegada da Folia de Reis Estrela Guia levou um enorme grupo de crianças e adultos para frente do palco, todos maravilhados com os trajes típicos, os cânticos e com a exibição dos foliões. Tradição religiosa trazida pelos portugueses durante a colonização do nosso país, a Folia de Reis se transformou em tradição popular de diversas regiões brasileiras. A nossa Estrela Guia, fundada e comandada pelo Mestre Folião Sr. Joãozinho, é Patrimônio Cultural de Patrocínio do Muriaé.

Com muito fôlego, depois de uma hora de apresentação, eles ainda foram se apresentar na cidade de Muriaé, representando nosso município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio do Muriaé.

Toda a noite correu bem, sem nenhum incidente que pudesse prejudicar o evento, com a graça de Deus. Ao final, na volta pra casa, a sensação e os comentários entre os patrocinenses era de que o verdadeiro sentido da palavra Cultura havia sido atingido: diversão, conhecimento, manutenção das tradições, arte.

A Secretaria Municipal de Cultura agradece o empenho de todos os que participaram para o sucesso da noite: Prefeito, Secretários, membros da Secretaria de Cultura, funcionários municipais, visitantes e povo de Patrocínio do Muriaé.

Fonte: Prefeitura de Patrocínio do Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo