Escolas de Ubá incentivam criação de Grêmios Estudantis

Guia Muriaé no WhatsApp

Alunos do 6º ao 9º anos das escolas da SRE Ubá recebem incentivos para se organizar e participar com maior interatividade das atividades em suas unidades de ensino. Incorporando a diretriz da SEE, a SRE Ubá tem orientado e subsidiado alunos de sua jurisdição à formação de grêmios escolares.

A dinâmica, segundo o Analista Educacional e Assessor Pedagógico Eduardo Stanziola Júnior, da SRE Ubá, consiste em conversas com lideranças de turma, que são provocadas a traçar uma análise de sua própria escola, através de perguntas básicas: como é minha escola? O que mais gosto e o que não gosto nela? O que pode ser feito para melhorá-la? Nessas ações, qual o papel da direção, supervisão, professores, funcionários, pais e, principalmente dos alunos?

“Normalmente formamos um círculo e usamos a dinâmica da batata quente (representada por um objeto qualquer) e quem está com ela em mãos é o autor da palavra. Todos devem segurar a, batata, evitando o monopólio da fala.”

Após algumas rodadas, a proposta de Grêmio Estudantil é apresentada aos alunos: para que serve, como formá-lo, exemplo de ações que ele possa representar, o embasamento legal para sua formação e sua correlação com outras instituições escolares, como participação no Colegiado, em associações de pais, entre outras.

O Grêmio Estudantil Biolkino em Ação, da EE Biolkino de Andrade, em Divinésia, já elegeu sua segunda diretoria em setembro (a primeira foi em 2013). Duas chapas participaram e houve uma ampla participação dos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º do ensino médio. Segundo a diretora da escola, Maria das Graças Januzzi de Oliveira, uma vez inscritas, as chapas promoveram debates, apresentando suas propostas.

“Eleito, o grêmio tem demonstrado que a representação estudantil finalmente se apoderou do seu espaço na comunidade escolar e sua atuação tem sido muito importante nas decisões de outras instâncias. O presidente da entidade participou de forma muito positiva na roda de conversa da Virada da Educação em Juiz de Fora e voltou muito empolgado em replicá-las.”

O grêmio conta com a participação dos representantes de turma que formam o Conselho Fiscal. “Eles têm total liberdade de apresentar críticas e propostas ao grêmio, que as leva à direção e outras instâncias”, afirma a diretora.

Jonas Firmino, 17 anos e cursando o 2º ano, é o presidente eleito do Grêmio. Ele explicou que a entidade se reúne fora do horário de aula, uma vez por mês, onde são discutidas e sugeridas propostas levadas pelos representantes de turma. Para ele, a iniciativa contribui para o amadurecimento e a formação política dos alunos: “a participação democrática também precisa ser exercida na escola”.

A escola tem 376 alunos, e funciona em três turno. Destes, 50 são do EJA e estudam à noite. A SRE de Ubá tem promovido reuniões em outras escolas. Nesses encontros de incentivo à formação das entidades representativas dos estudantes, os alunos são motivados a participar de outros programas destinados à juventude.

As EEs Professor Alberto Pacheco, em Guarani, Menelick de Carvalho, em Tabuleiro e Raul Soares, Ubá também já formaram seus grêmios de representação estudantil.

Fonte: SEE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo