Governo de Minas começa a criar protocolo de lockdown que poderá ser usado em algumas cidades

Guia Muriaé no WhatsApp

Neste sábado (20), Minas Gerais registrou um novo recorde de mortes por coronavírus em 24 horas: 36 óbitos pela doença. Até o momento, já são 636 mortes por Covid-19 no Estado e as autorid ades não descartam o lockdown (medida mais extrema de distanciamento) em cidades com índices mais preocupantes.


O percentual de ocupação dos leitos no estado aumentou de 72,17% para 88,44%. “Isso é um sinal muito importante, nos obriga a exigir da população que mantenha todos os cuidados por amor às próprias vidas. De agora para frente, vamos insistir muito na necessidade de distanciamento e esse sinal em relação aos leitos, apesar de todos os esforços do governo em preparar a rede de saúde, é importante que cada mineiro se esforce para que possamos enfrentar adequadamente essa pandemia”, enfatizou Cabral.

Ainda no início da entrevista, ele atualizou as informações do boletim epidemiológico diário. Até o hoje, somam 26.052 casos confirmados, desses, 10.314 estão em acompanhamento, 15.138 recuperados e 600 óbitos. Marcelo Cabral se solidarizou com as famílias que perderam seus entes queridos, fez um chamado aos cidadãos para a importância do cumprimento das medidas de distanciamento, isolamento e de higiene e orientou quanto ao uso correto de máscaras e assepsia das mãos.

Em resposta à imprensa, o chefe de gabinete, João Pinho, confirmou o aumento da curva e explicou que, infelizmente alguns municípios não seguiram as orientações do governo, tomaram decisões sobre flexibilização das atividades econômicas, o que colaborou muito para a aceleração da pandemia. “Há aproximadamente 10 dias, começamos a criar um protocolo para lockdown, junto à Polícia Militar, Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiro Militar. Não é para o estado todo e esperamos não precisar usar. O trabalho conjunto estuda como deverá ser, caso haja a necessidade de vir a restringir as atividades e o nosso ir e vir, de forma mais efetiva que a onda verde do Minas Consciente. Caso algum município ou região tenha piora ainda mais expressiva nas próximas semanas, infelizmente a gente pode ter que recomendá-lo ou ser um pouco mais incisivo nesse ponto”, reforçou Pinho.

Ele explicou que o estado ainda tem espaço para reforçar o distanciamento e pediu aos cidadãos, empresários e gestores que reforcem as medidas de distanciamento e isolamento para não chegar ao ponto de precisar do lockdown. De acordo com Pinho, os números de Minas Gerais até o momento, permitiram que não fosse necessário usar essa ação maias restritiva.

Em relação ao pico da pandemia, monitorado semanalmente, Pinho confirmou que a previsão é para o dia 15 de julho. Segundo ele, mais importante do que saber o dia exato do pico, é acompanhar o comportamento do pico. “Esta previsão pode vir a ser postergada, caso a sociedade seja diligente, como pode vir a ser antecipada se relaxarmos nas nossas medidas. É muito importante fortalecer as medidas de distanciamento e isolamento”, reforçou o chefe de gabinete.

Quanto à retomada das atividades econômicas no estado, o secretário adjunto frisou a importância da adesão dos municípios ao Minas Consciente. “O programa aponta uma direção segura, que prevê a retomada de forma gradual e responsável. É importante mencionar os planos de contingenciamento macrorregionais, discutidos com gestores locais, fundamentados em indicadores, orientam as decisões necessárias. ”

A ocupação de leitos, um dos indicadores para o aumento da contaminação, tem aumentado percentualmente e demonstra que a população está relaxando quanto às medidas de distanciamento. Hoje, a taxa de ocupação de leitos por pacientes com covid-19 ou por suspeita da doença, está em 14,89%, sendo 434 pacientes internados em leitos de UTI no estado de Minas Gerais.

Marcelo Cabral encerrou a coletiva reforçando o pedido de conscientização a todos os mineiros. “É inevitável que a gente repita a necessidade de cuidados. Peço à população que se acautele. A situação exige de cada um de nós o aumento dos cuidados. Só isso será capaz de manter a situação um pouco melhor”, completou.

Fonte: SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo