MG registra duas mortes por febre maculosa; amigos pescavam quando foram picados

Guia Muriaé no WhatsApp

Ipatinga, uma cidade localizada na região do Vale do Aço em Minas Gerais, está enfrentando uma preocupante situação de saúde pública, com a confirmação de dois óbitos causados pela febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica do município confirmou os falecimentos nesta quarta-feira (30 de agosto), ressaltando a importância de intensificar os cuidados e medidas preventivas.


As vítimas, dois homens com idades de 29 e 64 anos, foram picadas pelo carrapato transmissor enquanto estavam envolvidos em uma atividade de lazer, especificamente uma pescaria. O idoso, residente no centro de Ipatinga, faleceu no dia 23 de julho, enquanto o homem mais jovem, morador do bairro Bom Jardim, veio a óbito no dia 27 de julho.

A confirmação da relação entre os óbitos e a febre maculosa veio após uma investigação detalhada conduzida pela Vigilância Epidemiológica. O órgão destacou que a realização de exames de biologia molecular foi fundamental para identificar a presença da doença como a causa dos falecimentos.

Os homens foram infectados durante uma pescaria em uma lagoa situada em um município vizinho. Essa triste situação reforça a importância de estar atento a medidas de prevenção ao lidar com áreas que possam abrigar carrapatos transmissores da febre maculosa.

Diante dessa preocupação crescente, a Vigilância Epidemiológica está intensificando seus esforços para informar a comunidade sobre os riscos e precauções necessárias. O comunicado enfatizou a colaboração da população como um elemento-chave para prevenir a propagação da doença.

Febre maculosa: transmissão e prevenção

A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, variando em gravidade, e é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida através da picada de carrapatos. No Brasil, os carrapatos do gênero Amblyomma, conhecidos como carrapato estrela, são os principais vetores dessa doença.

Entretanto, é importante ressaltar que qualquer espécie de carrapato tem o potencial de abrigar a bactéria causadora da febre maculosa. Isso destaca a necessidade de medidas preventivas, como evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas de proteção e realizar inspeções cuidadosas após atividades ao ar livre.

A situação em Ipatinga serve como um lembrete da importância de estar ciente dos riscos e de adotar medidas de prevenção, não apenas para a própria saúde, mas também para evitar a propagação dessa doença perigosa na comunidade.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo