Leopoldina recebe lançamento do “Digitaliza Minas”

Guia Muriaé no WhatsApp

Em um prédio histórico de Leopoldina, na Zona da Mata, foi dada a largada da cobertura digital de televisão em todo o estado de Minas Gerais.

O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência), Sérgio Rodrigo Reis, e autoridades do município estiveram reunidos no Centro Cultural Mauro de Almeida, na quarta-feira (18/5), para lançar o “Digitaliza Minas”. O projeto garante sinal digital em cidades mineiras que ainda não foram beneficiadas pela tecnologia. A ação inovadora permitirá a transmissão da programação da Rede Minas e a criação de outros canais. É a multiprogramação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e da EMC para levar conteúdo educativo para a tela da TV.

A iniciativa ousada coloca Minas Gerais na frente. “Não é pouca coisa chegar com sinal de TV e multiprogramação nos 853 municípios. Acho que não existe projeto parecido no mundo”, diz o diretor de Telecomunicações e Expansão da EMC, Edson Siquara. “É um dia que vai ficar na nossa história”, destaca Sérgio Rodrigo Reis, que completa: “inauguramos aqui, hoje, o maior projeto de inclusão digital do Brasil, dadas as dimensões de Minas Gerais”.

O presidente da EMC, que gerencia as emissoras públicas mineiras, fala sobre o empreendimento. “Há dois anos, quando a gente chegou, a TV pegava em 302 cidades, a maioria com sinal analógico. A nossa perspectiva era a de que, em 2023, quando o sinal analógico for desligado no país, a Rede Minas diminuiria o alcance para 50 cidades que têm o sinal digital, o que era muito ruim”. Com o “Digitaliza Minas” essa realidade mudou. O projeto já teve início com a instalação de transmissores em 33 municípios. No total, serão 332 cidades, sobretudo as acima de 50 mil habitantes, que vão receber antenas garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do governo estadual.

A TV digital chega em todo o estado e com novidades. Além da programação da Rede Minas, outros três canais dedicados à educação e ao conhecimento serão implantados. Além da programação atual, dois canais serão reservados, exclusivamente, à educação e outro ainda está em fase de planejamento. A ação é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação. As opções vão permitir a aplicação de um novo conceito que leva a escola à casa do aluno, combinando o ensino presencial com o ensino a distância. A medida não visa substituir o ensino presencial, mas será uma importante ferramenta para garantir o acesso ao conteúdo da grade escolar e opções diversas. Hoje, a Rede Minas é a maior produtora de conteúdo local e a inserção da multiprogramação acrescenta, ainda mais, esse conteúdo. “É a televisão aberta, a televisão de graça, a televisão que está nos lares da maioria do povo levando educação, conhecimento, cultura, entretenimento, oportunidades para todos os mineiros”, comemora Sérgio.

Leopoldina festeja participar desse momento. “Leopoldina está radiante por ser a primeira cidade mineira a receber um canal desse projeto Digitaliza Minas”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Na oportunidade, ressaltou: “não é um canal. São quatro canais digitais focalizando vários aspectos do nosso dia a dia”, diz ele, que salienta a importância da ação para o desenvolvimento do município e da região. Pedro Ferraz também frisou o trabalho que vem sendo feito pela Rede Minas. “Instituição tão importante para Minas Gerais que continua teimando em vender a mineirice, a mineiridade, fazendo com que ela faça parte da nossa vida e que dê exemplos para Minas e para o Brasil”, disse.

Os eventos que celebram o “Digitaliza Minas” continuam em todo o estado. Nas semanas seguintes, o lançamento se estende para outras regiões. Em maio, as cerimônias serão em Congonhas do Norte, na região Central, e Salinas, Norte de Minas.

O lançamento oficial realizado em 18/5, em Leopoldina, está disponível no canal da Rede Minas no Youtube. A Rede Minas pertence à Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo