Operação mira organização criminosa que praticava golpe do motoboy

Mandados busca e apreensão, prisão e ordens de sequestro expedidos pela Justiça estão sendo cumpridos no estado de São Paulo. Organização criminosa teria atuado em 20 cidades de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagraram nesta terça-feira, 12 de março, uma operação que desarticulou uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato, na modalidade conhecida como golpe do motoboy, e lavagem de dinheiro.


Denominada “Tricherie”, a operação cumpre 17 mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão e 18 ordens de sequestro que totalizam cerca de R$ 1,4 milhão nas contas bancárias, aplicações financeiras, títulos de capitalização, cadernetas de poupança, investimentos, ações e cotas de capital dos investigados.

Os mandados e ordens de sequestro expedidos pela Justiça Criminal de Belo Horizonte estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo, Garulhos, Itapevi e Jacareí, todas no estado de São Paulo.

O Golpe do Motoboy consiste na vítima receber uma ligação de um integrante da organização criminosa que alega ser de uma instituição financeira e, mediante engenharia social, consegue a senha pessoal de cartões bancários e em seguida informa que um motoboy buscará os cartões da vítima. Após o recolhimento dos cartões, são efetuados diversos saques, compras ou transferências para outros integrantes do bando em contas fraudadas, aproveitando falhas de alguns bancos no processo de validação de identidade.

Conforme as investigações, a organização criminosa atuou em 20 cidades de Minas Gerais, bem como em outros da Federação. Em Minas foram registradas 68 ocorrências, com valores declarados pelas vítimas que totalizam mais de R$ 500 mil. No entanto, como mais da metade das ocorrências não apresenta o valor perdido pelas vítimas e levando em conta a identificação de subnotificações, estima-se que o grupo tenha causado um prejuízo ainda maior no estado.

A operação contou com o apoio operacional da Polícia Civil e do Gaeco de São Paulo.

O nome da operação designa trapaça, engano e falcatrua em francês e dessa palavra derivou o termo em inglês trickster, que é um arquétipo mitológico presente em diversas culturas.

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo