Pism 2022 oferece 2.303 vagas em 76 cursos superiores da UFJF

Guia Muriaé no WhatsApp

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta sexta-feira, 10, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2022.

A instituição oferece 2.303 vagas pelo programa, distribuídas entre 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para o de Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2022.

As inscrições para os módulos I (triênio 2021-2023), II (triênio 2020-2022) e III (triênio 2019-2021) devem ser feitas 15h do dia 27 de setembro às 18h do dia 18 de outubro de 2021, exclusivamente on-line, na Área do Candidato:

https://ingresso.ufjf.br/

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2022 para os candidatos de todos os módulos. A aplicação das provas acontece nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 19 de outubro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Inscrição somente on-line

Como nos últimos anos, para o Pism 2022, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.
Isenção da taxa de inscrição

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de sete dias: das 15h de 27 de setembro às 15h de 3 de outubro. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 27 de setembro às 18h do dia 18 de outubro de 2021.
Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 25 de janeiro de 2022. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Protocolos de biossegurança

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, orientações específicas para realização das provas estão presentes no edital. Será obrigatório o uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. A exigência visa a cumprir os protocolos de biossegurança da UFJF. A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos.

Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar suas mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas.

Todas as outras exigências e obrigações para a realização das provas estão presentes no edital.
Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica de maneira remota por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais para provas ocorrem a partir das 15h do dia 22 de outubro. Os candidatos devem enviar as provas entre 1º e 5 de novembro, seguindo instruções do edital.

Resultados

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 24 de março de 2022. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 31 de março de 2022. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio de 2022, sendo o resultado final publicado em 26 de maio de 2022.

Outras informações: [email protected]

Fonte: UFJF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo