Analgésicos de venda livre também podem causar doenças

Guia Muriaé no WhatsApp

A legislação brasileira permite que certos medicamentos possam ser adquiridos em farmácias e drogarias sem prescrição médica. Entre estes estão alguns analgésicos. Mas a venda ser livre não significa que o uso possa ser feito de forma indiscriminada. Fique atento a essas dicas.


Os analgésicos são medicamentos utilizados para a redução da febre e o alívio temporário de dores leves a moderadas.Assim como todo medicamento, os analgésicos mesmo se utilizados corretamente, podem causar danos sérios à saúde. Dentre as reações adversas graves ocasionadas por analgésicos podemos destacar: reação alérgica grave e imediata que pode levar à morte, reações cutâneas com risco à vida, hepatite fulminante e alterações nas células sanguíneas.

Existem no mercado brasileiro diversos tipos de analgésicos de venda livre como aspirina, ibuprofeno, quetoprofeno, naproxeno, dipirona paracetamol (acetaminofeno). Para o uso seguro do medicamento recomenda-se utilizá-lo na menor dose efetiva e pelo menor tempo adequado de tratamento. Deve-se sempre respeitar a quantidade e o intervalo entre as doses recomendados em bula ou conforme orientação médica. O usuário deve consultar um médico se os sintomas piorarem ou não desaparecerem.

Fonte: Click Saudável

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo