Brasil e Japão firmam cooperação na área de saúde

Memorando assinado pelos ministérios da Saúde brasileiro e japonês abrange regulação farmacêutica; promoção da saúde e fortalecimento de recursos humanos. O acordo integra a cooperação firmada nesta sexta-feira (1°), entre os governos do Brasil e do Japão.

O Ministério da Saúde assinou, esta semana, memorando de cooperação na área de saúde com o governo do Japão. O objetivo é fortalecer as relações com o país asiático, um dos mais tradicionais parceiros do Brasil no continente, trazendo resultados positivos para ambos os países. O acordo abrange as áreas de regulação farmacêutica e compartilhamento de conhecimentos e experiência em sistemas públicos de saúde.

Também faz parte do acordo a elaboração de políticas e estratégias para promoção da saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, além do fortalecimento de recursos humanos na área de saúde. O memorando faz parte de uma ampla cooperação firmada, nesta sexta-feira (1°) entre os governos do Brasil e do Japão, que inclui outras áreas.

No campo da promoção à saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, o diálogo entre os governos do Brasil e do Japão prevê futuras parcerias. Os dois países também pretendem realizar trabalhos conjuntos com o objetivo de promover o estilo de vida saudável e a prevenção de doenças.

Durante a assinatura do memorando de cooperação, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, enfatizou a relevância do fortalecimento das relações entre os países. “O processo de cooperação entre o Brasil e o Japão, até pelos laços centenários que os unem, pode propiciar muitos ganhos para as duas nações”, declara. Segundo o embaixador do Japão, que participou na cerimônia, a área de saúde é prioridade nesta iniciativa. “Para a parte japonesa, um dos assuntos mais importantes é a cooperação com o Brasil na área de saúde”, explicou. Nesta sexta-feira (1), o ministro Arthur Chioro se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.

Regulação

Já na área de regulação de medicamentos e equipamentos médicos, uma das principais iniciativas será a aproximação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão regulador japonês. A parceria entre as duas instituições será reforçada já nesta semana, com a realização, neste sábado (2), do I Seminário Brasil-Japão sobre Regulação de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos. No encontro, que contará com presença do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, serão apresentadas as ações de cada país no setor de regulação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre