Dependentes químicos passam a ter atendimento 24 horas em Muriaé



Os serviços de atendimento a dependentes químicos de Muriaé passarão a funcionar 24 horas por dia, a partir dessa segunda-feira (7). O novo serviço de atenção integral para pacientes do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) está instalado nas dependências do CAPS II, bairro São Francisco. A iniciativa da Prefeitura de Muriaé oferece atenção contínua em saúde mental para pessoas já atendidas pelos centros de tratamento.

A nova Unidade de Acolhimento (UA), apropriada para dar continuidade ao projeto terapêutico de determinados pacientes, funcionará em residência alugada no Bico Doce. Os novos locais estão sendo estruturados pela Prefeitura com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS). Ambas as instituições concentraram esforços para a abertura do CAPS AD III e da UA, assim como para a criação do Ambulatório de Atendimento à Saúde Mental Infantil, que começa a funcionar nos próximos 15 dias. A intenção é ampliar as ações assistenciais junto aos usuários de drogas ou pacientes em tratamento com problemas psiquiátricos. “Estudamos as principais maneiras de alcançarmos parceria junto ao Governo Federal. Há algum tempo estamos tentando estreitar convênios com o Ministério da Saúde para ampliar os atendimentos em saúde mental e para os dependentes em tratamento em Muriaé”, disse o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira




A coordenadora da Saúde Mental e também psicóloga, Cintia Múglia, explica a mudança no atendimento. “Os nossos CAPS AD (álcool e drogas) e CAPS II (transtornos mentais) precisaram ser reestruturados para que o programa viesse a receber os recursos do Governo Federal, necessários ao bom desempenho das atividades. O município precisou readequar suas instalações para acolher o público vulnerável, as pessoas em situação de risco, envolvidas com o uso de álcool e drogas. Os pacientes que utilizarão o serviço por 24 horas serão encaminhados conforme avaliação de equipe multidisciplinar. Hoje estamos com equipes completas, capacitadas, com as devidas medicações e possuímos uma estrutura pronta para oferecer serviço de qualidade. Por isso, abraçamos este novo tipo de assistência”, esclareceu a coordenadora.

Atendimento promoverá assistência integral para pacientes muriaeenses

O serviço do CAPS AD III funcionará no mesmo local onde já funcionava o CAPS AD. “Conseguimos a colaboração do promotor Estadual de Justiça e Saúde, Rodrigo de Barros, e da diretora da Referência em Saúde Mental, Fabiana Érica, e conseguimos implantar o novo módulo de CAPS em Muriaé. Passaremos a oferecer atendimento em horário integral para os pacientes de álcool e drogas, oferecendo-lhes um total acolhimento, com conforto e assistência à saúde. Lembramos que a saúde é prioridade para a nossa Administração. Logo, investiremos sempre em melhores condições de acolhimento para os nossos muriaeenses em tratamento”, anunciou o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.