Saiba como se alimentar bem durante o calor



O verão é a estação mais quente do ano com temperaturas elevadas e, por isso mesmo, é uma época do ano em que as pessoas aproveitam as férias para viajar a praia. Mas é também um momento em que todos devem ficar atentos para não experimentar alimentos de má qualidade ou comidas que não estejam bem conservadas ou que não foram bem preparadas. É o que explica o coordenador substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson.

“Todo alimento que pode estar submetido a essa temperatura mais elevada, e principalmente pensando nessa perspectiva de vendedores ambulantes que vão caminhar muito tempo no sol, mesmo sendo tratado antes e bem preparado, ele vai ter esse risco de ter uma proliferação de bactérias que podem gerar uma infecção alimentar. Um cuidado especial, além da questão dos molhos é com os frutos do mar que são uma questão muito mais sensíveis. Muito cuidado com aqueles camarõezinhos no espeto. Buscar de preferência restaurantes em que você sabe que a preparação vai ser mais fresca ou você mesmo comprar e preparar em casa”.




O coordenador substituto de Alimentação e Nutrição, Eduardo Nilson, ainda dá algumas dicas do que você deve comer nessa época.

“No caso do verão pela própria questão do calor, alimentos mais leves sempre com preferência para as frutas e as verduras, que mantém o corpo hidratado ao mesmo tempo em que é uma alimentação leve e mais apropriada ao clima”.

No site do Ministério da Saúde é possível acessar gratuitamente o Guia Alimentar para População Brasileira, que contém diversas dicas para uma boa alimentação, de maneira fácil e de acordo com cada região brasileira.

Fonte: Janary Damacena / Blog da Saúde

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.