Carnaval: veja o que abre e o que fecha nestes dias

Saiba como será o funcionamento dos bancos, comércio, Correios e serviços essenciais como atendimento na saúde nos transportes durante os dias de festa

Guia Muriaé no WhatsApp

Como em todos os anos o Carnaval, que em 2024 acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, terá horários especiais de funcionamento para os mais diversos setores da economia e dos serviços públicos. Saiba o que abre e o que fecha nestes dias.

Bancos

Durante os dias de Carnaval as agências bancárias permanecerão fechadas, reabrindo somente na quarta-feira de cinzas, dia 14, porém, em horário especial. Veja:

  • 12/2 (segunda-feira) – fechado
  • 13/2 (terça-feira) – fechado
  • 14/2 (quarta-feira de cinzas) – Expediente a partir de 12h (nas cidades onde o expediente bancário termina antes das 15h, o horário de abertura será antecipado).

A orientação, de acordo com a Federação dos Bancos (Febraban) é de que os clientes que precisem realizar operações bancárias nestes dias utilizem os terminais eletrônicos e canais digitais, como os aplicativos dos bancos no celular (Internet Banking).

Como de praxe, contas com vencimentos nestes dias poderão ser quitadas na quarta-feira, sem acréscimos de juros.

Ainda de acordo a entidade, o fechamento das agências segue o que determina a Resolução 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, “que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval”.

Comércio

Os dias de Carnaval, em especial a data oficial, 13 de fevereiro, são consideradas ponto facultativo. Portanto, o setor tem autonomia para definir se abre ou não, bem como o horário de funcionamento das lojas.

Em todos os anos, os horários, inclusive de supermercados, são definidos pelas associações comerciais de cada local. Desta forma, cada cidade pode ter um horário específico de funcionamento ou mesmo, definir não abrir nestes dias. Em geral, na terça-feira, lojas de rua permanecem fechadas e lojas de shopping abrem em horário especial.

Bares e restaurantes

De acordo com a entidade que representa o setor, a Abrasel, esses estabelecimentos podem abrir normalmente nos dias de carnaval em locais onde há expectativa de grande circulação como proximidades de eventos e festas, além de shopping centers. A entidade reitera que a decisão de abrir ou não é de cada estabelecimento.

Correios

Agências permanecerão fechadas na segunda e na terça-feira, voltando às atividades a partir do meio dia da quarta-feira. 

Funcionará durante o período apenas o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) que pode ser pelos seguintes canais

INSS

As agências em todo o Brasil ficarão fechadas, retornando na quarta-feira, a partir das 14h, para quem tiver agendamento já marcado.

Se o agendamento foi feito para a parte da manhã deste dia, o segurado deve ligar o fone 135 para reagendamento do atendimento.

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS terão funcionamento normal. Porém é importante saber que o horário de atendimento do 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Saúde

Hospitais e unidades de pronto atendimento: expediente será normal em todas as cidades nos dias de Carnaval.

Postos de saúde: o funcionamento dependerá da decisão de cada cidade, uma vez que as datas são pontos facultativos. Em outros anos, a maioria dessas unidades não abriu, retornando somente na quarta-feira.

Para este caso, a orientação é checar antecipadamente no posto de seu bairro ou cidade se haverá expediente. Essa informação será importante, em especial para que quem tenha consultas ou atendimento marcado para esses dias possa reagendar.

Transportes

Ônibus, trens e Metrô, em muitas cidades podem ter horários reduzidos e itinerários alterados em alguns dias. É preciso ficar atento para eventuais ajustes. Isso ocorre por conta da passagem de blocos ou outras interdições de vias para a realização do Carnaval nos locais.

Fonte: CUT

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo