Operário Futebol Clube empossa diretoria e oficializa nome do estádios em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Domingo, 5 de fevereiro de 2023, às 10 horas, acontece a posse da nova diretoria e homenagem a personalidades que contribuem com o sucesso do clube. “Na ocasião vamos oficializar o nome do nosso estádio para Estádio Proletário Joaquim de Castro Galvão, foi o fundador e primeiro presidente”, explicou o presidente reeleito, Mário Brambila.


O clube do bairro Santa Terezinha tem um estádio, diretoria formada, finanças estabilizada e é um patrimônio esportivo de Muriaé e do seu povo. Este é o Operário Futebol Clube que foi fundado em 08 de fevereiro de 1944 e teve início com as “peladas” com um grupo de garotos que disputava partidas no largo do Rosário.

Para evitar reclamações dos lojistas e correr da Polícia Militar que era sempre chamada, subiam o Morro da Rádio para atuarem no campo de terra. Começaram a atrair torcedores que acompanhavam os garotos e, no final se associaram para a construção do Maracananzito.

Personagens conhecidas como Joaquim Galvão e Teodorinho, chefiando uma turma em que se contavam Mutum, Talibinha, Bruno, Chico do Quito e outros abraçaram a causa e, quando se viu, iniciava a história do Operário futebol Clube.

Estádio Proletário Joaquim de Castro Galvão

A diretoria do Operário Futebol Clube fará uma homenagem especial neste domingo às 10 horas, quando darão posse aos novos diretores e entregarão diplomas de sócios beneméritos a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do esporte e do clube do Santa Terezinha.

Familiares de Joaquim de Castro Galvão também estarão presentes para participarem da oficialização do nome do estádio. Joaquim é de tradicional família pioneira do distrito de Pirapanema, filho de Diozia e Antônio. Irmão de Maria da Conceição, Ana e Sebastião.

Nos anos 40 gerenciava a “Officina Santa Efigenia”, de propriedade da sogra Luciana Sabbo Ticon, então da viúva de Umberto Ticon, que oferecia artefatos de mármore, granito e cimento armado. Depois foi seu proprietário, mudando o nome da empresa para Fábrica Santa Efigenia. Casado com Iracínia Galvão teve os seguintes filhos: Daicy; Paulo Roberto, Antônio Umberto, Luciano José, Maria José e Mauro Tarciso.

Entusiasta do futebol, fundou em 08 de fevereiro de 1944 o Operário Futebol Clube, com Teodorinho, Mutum, Talibinha, Bruno, Chico do Quito e outros. Joaquim de Castro Galvão faleceu em 12 de setembro de 1952.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo