Prefeitura de Muriaé recebe catálogo do SEPLAG para auxiliar nas compras públicas



A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), com intuito de repassar aos municípios mineiros práticas que contribuam para a boa gestão pública, está disponibilizando a base de dados do Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas). As prefeituras de Alfenas, Além Paraíba, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Manhuaçu, Mantena, Muriaé, Patrocínio, São Domingos do Prata, Teófilo Otoni, Viçosa, Ubá, Unaí e Pirapora já receberam o arquivo que oferecerá suporte aos seus sistemas de compras, bem como na gestão de estoques e patrimônio.

Contendo mais de 75 mil itens ativos de materiais e serviços, o catálogo desenvolvido pela própria Seplag e adotado pelo Executivo mineiro desde 2004, abrange um vasto leque de especificações para atender às diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, defesa social, infraestrutura e obras. A exemplo do Estado, os municípios conseguirão fazer compras sustentáveis, ou seja, adquirir bons produtos a bons preços.

O catálogo mineiro de compras é referência tanto a nível nacional quanto internacional. Atualmente, representantes do Ministério das Finanças da República de Moçambique têm buscado em Belo Horizonte os conhecimentos práticos sobre o Catmas para aplicá-los à realidade daquele país.

Choque de gestão

A troca de boas experiências entre as esferas estadual e municipal é consequência da bem sucedida política de modernização administrativa empreendida pelo Governo de Minas, conhecida como Choque de Gestão.

Por meio do Programa de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, nos últimos cinco meses o estado treinou e qualificou funcionários de áreas estratégicas de 49% dos municípios, o que propicia, entre outras coisas, a modernização do controle das compras públicas.

Fonte: SEPLAG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.