Home / Notícias / Política / Luiz Fernando Pezão é eleito governador do Estado do Rio de Janeiro

Luiz Fernando Pezão é eleito governador do Estado do Rio de Janeiro

Luiz Fernando Pezão (PMDB), de 59 anos, foi eleito governador do Estado do Rio de Janeiro. Pezão derrotou o candidato Marcelo Crivella (PRB). O Tribulnal Superior Eleitoral (TSE) registrou uma abstenção de 2.134.573 eleitores na votação.

Resultado do segundo turno no Rio de Janeiro

Faltando ainda apuração de 691.155 (5,70%) de votos, Luiz Fernando Pezão (PMDB) registrava 56,07% dos votos válidos e Marcelo Crivella (PRB) 43,93%. 171 pessoas foram presas em todo Estado, principalmente pelo crime de boca de urna.




Biografia

Pezão é natural do município de Piraí, no Vale do Paraíba Fluminense, e é formado em Economia e Administração de Empresas. Ingressou na vida política se elegendo vereador por dois mandatos (1982-1988 e 1993-1996), tornou-se prefeito de sua cidade natal por duas vezes (1996-2000 e 2001-2004), foi nomeado subsecretário estadual de Governo e de Coordenação pela governadora Rosinha Matheus em 2005 e assumiu a pasta quando o então secretário Anthony Garotinho (marido da governadora e ex-governador) decidiu disputar pela segunda vez o cargo de Presidente do Brasil. Foi eleito vice-governador do estado do Rio de Janeiro por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014). Assumiu o cargo de governador do Rio de Janeiro, após a renúncia, em 3 de abril de 2014, de Sérgio Cabral Filho. Pezão é casado com a advogada Maria Lucia Cautiero Horta Jardim e tem dois filhos, de 35 e 33 anos.

Promessas de campanha




Entre as promessas de campanha de Pezão, estão ampliar o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. Pretende chegar a uma tropa de 60 mil policiais e implantar cercas de 50 unidades de UPPs

Na educação, o governador pretende levar o Rio ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – o Estado foi o quarto em 2014 – e, até 2018, tornar o horário do ensino médio integral em todas as escolas




Pezão planeja iniciar até o fim de 2015 a construção da Linha 3 do Metrô, que liga São Gonçalo, Niterói e Itaboraí e promete construir a unidade adutora de Guandu 2 para acabar de vez com a falta de água na Baixada Fluminense.

O governador também pretende despoluir até 2016, em até 80%, a Baía de Guanabara e as Lagoas da Barra, dentro do projeto da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Pezão também promoteu ampliar a parceria com o Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida e construir um Hospital Geral da Baixada e ampliar as UPAs e Clínicas da Família na região e um hospital de referência para doenças raras.

Comprometeu-se a ampliar o projeto dos Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) nas comunidades. As CVTs ministram cursos técnicos profissionalizantes em diversas áreas. São 47 em todo o Estado.

Pezão também planeja levar banda larga de alta velocidade a escolas e hospitais das 92 cidades do município e prometeu acampar em todas as cidades da Baixada Fluminense para saber dos problemas da população diretamente.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da Wikipédia e Terra / Foto: Divulgação/Site oficial

Confira também

PSDB oficializa pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República

O PSDB confirmou nesta terça-feira (20) a pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *