Home / Notícias / Política / TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal” para as eleições 2012

TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal” para as eleições 2012

TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal” para as eleições 2012




O TRE de Minas Gerais está lançando nesta semana a campanha “Sujeira Não é Legal”, voltada para as eleições 2012. O projeto pretende orientar candidatos e eleitores para que seja realizada uma campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e, a partir de um novo conceito agregado neste ano, também transparente. A iniciativa tem a parceria da Cemig, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A exemplo de 2010, a vassoura será o símbolo da campanha. Panfletos com orientações começam a ser distribuídos aos candidatos, em Belo Horizonte, quando pedirem os registros das candidaturas. Neste ano, a campanha irá ressaltar também, conforme consta do panfleto, que “prestar contas de campanha de forma correta e transparente é mais do que uma obrigação daqueles que pretendem administrar ou fiscalizar o uso do dinheiro público. É também uma questão de respeito ao eleitor.”

Já está disponível na internet um site para que os interessados conheçam melhor a campanha e as orientações dos órgãos que a promovem: http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br.

A partir desta sexta-feira (6), quando começa a campanha eleitoral, serão veiculados VTs do “Sujeira Não é Legal” em emissoras de TV e, na próxima semana, spots em emissoras de rádio. Essas peças visam principalmente estimular o eleitor a votar de forma consciente, escolhendo candidatos que não desrespeitam as normas legais e os preceitos de civilidade.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, a Justiça Eleitoral mineira pretende, com a campanha, despertar nos candidatos e nos cidadãos a importância de se cumprir a legislação eleitoral. Além disso, a intenção, segundo o desembargador, é que a campanha seja uma forma de diminuir o desconforto e o transtorno que a sujeira eleitoral provoca na vida das pessoas.

Orientações aos candidatos

Entre as várias orientações que serão repassadas aos candidatos, estão:

  • Não impeça ou dificulte a passagem das vias públicas com cavaletes;
  • Imprima nos santinhos a frase “não jogue este folheto em vias públicas” e oriente seus apoiadores a não jogá-los no chão;
  • Registre com clareza todas as arrecadações ou gastos de campanha;
  • Ao realizar eventos, não faça gambiarras ou “gatos” de energia elétrica e verifique a existência de extintores e equipamentos de combate a incêndio.

Fonte: TRE-MG

Confira também

PSDB oficializa pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República

O PSDB confirmou nesta terça-feira (20) a pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *