Escritório do SENAR MINAS em Viçosa promove mais de 1.400 cursos e 71 programas em 2014

Guia Muriaé no WhatsApp

O número de cursos e programas oferecidos pelo SENAR MINAS na área de abrangência do escritório regional de Viçosa teve aumento de cerca de 20% neste ano em comparação a 2013, conforme informou a gerente Silvana Novais. Para o próximo ano, a expectativa é de expansão das atividades para outros municípios.

Na área de formação profissional, foram 1.051 cursos e 28 programas especiais como o Negócio Certo Rural, que busca contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural, e o Gestão com Qualidade em Campo (GQC), além de capacitações dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em 2013, foram 771, sem contar os programas.

Já na área de Promoção Social, foram realizados 366 cursos e 43 programas em 2014, o que representa um crescimento de 23,5% em relação a 2013, quando houve 306 cursos e 25 programas, entre eles, Encontro da Família Rural, Programa Esporte na Escola, Cidadão Rural e Campanha de Saúde Bucal.

Entre os cursos mais requisitados, estão: Roçadora, Motosserra, Deriçadora, Trator, Bovinocultura de Leite, Doces, Café, Artesanato, Saúde Reprodutiva, Pintura de Tecidos, Produção de Alimentos e Saúde na Terceira Idade.

“Temos crescido de forma coerente com as demandas. Para 2014, a proposta é de expansão, de abranger outros municípios onde ainda não oferecemos cursos. Ainda há campo para essa ampliação. Incentivando o atendimento de novos municípios, estamos mais próximos do meio rural, contribuindo para melhorias para o homem do campo”, afirmou Silvana Novais.

Além disso, ela ainda destacou que serão estimulados treinamentos ligados à cadeia produtiva do café. “É importante conscientizar que os cafeicultores obre a importância da qualidade do café”.

Conheça alguns programas:

Negócio Certo Rural

Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação do produtor, tendo como foco principal o empreendedorismo. O programa também auxilia os produtores na melhoria dos negócios já existentes e na implementação de novos projetos na propriedade.

Encontro da Família Rural

Busca reunir no município pessoas das comunidades rurais com o propósito de discutir temas como Associativismo, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Saúde, entre outros. São promovidas também oficinas de artesanato e a exposição de produtos confeccionados pela comunidade.

Programa Esporte na Escola

Ensina aos professores como usar atividades esportivas dentro e fora da sala de aula, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando melhorias no rendimento escolar. Visa, ainda, fazer com que a prática esportiva seja um meio que permita às crianças e aos jovens aprender sobre a convivência em grupo e o respeito ao próximo, tanto na escola como na comunidade.

Cidadão Rural

Realizado em um único dia, o Cidadão Rural oferece diferentes tipos de atendimentos às comunidades rurais. Profissionais de diversas áreas, sob a coordenação do SENAR MINAS, Sindicato dos Produtores Rurais e prefeituras, realizam vários atendimentos nas áreas de Cidadania, Saúde: Educação e Cultura, Agricultura e Esporte e Lazer.

GQC

Visa atender à demanda dos produtores que desejam investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais, ajudando a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos e buscar eficiência na condução do negócio. O objetivo é ampliar a visão empresarial do produtor rural.

Fonte: SENAR Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo