Operação apura desvio de verbas de enfrentamento da pandemia em mais uma cidade da Zona da Mata

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata (unidade de Visconde do Rio Branco) e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público -, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã de hoje, 27 de janeiro, a operação Persona III.

O objetivo da ação é apurar indícios da utilização de empresas fantasmas, contratos fictícios e “laranjas” para ocultar e dissimular a natureza, a origem, a localização e a movimentação de dinheiro público.

PUBLICIDADE

Nesta fase da operação foram realizadas ações em Piraúba, município da Zona da Mata. Durante as diligências foram apreendidos aparelho celular, dispositivo de armazenamento de dados e documentos de interesse das investigações, que apuram desvios de verbas públicas, corrupção, peculato, fraude à licitação, associação criminosa, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

Investigações preliminares indicaram que o grupo, aproveitando-se do processo de dispensa de licitação por ocasião da pandemia de Covid-19, constituiu, em um contexto simulado, empresas fictícias com a finalidade de desviar recursos públicos municipais destinados à compra de produtos de higiene pessoal (álcool em gel e sabonete líquido).

PUBLICIDADE

Segundo o promotor de Justiça do Gaeco Breno Costa da Silva Coelho, “há evidências de que os investigados utilizaram ‘laranjas’ para a concretização da empreitada criminosa de desvio de dinheiro público, que deveria, nesse cenário de pandemia, ser empregado para salvar vidas”.

A operação desta quarta-feira contou com a participação de promotores de Justiça e servidores do MPMG, além de policiais do 21º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Ubá.

PUBLICIDADE

Operação Persona

Em razão das primeiras fases da operação Persona, encontram-se presos preventivamente um empresário e a ex-secretária de Saúde de Guiricema.

PUBLICIDADE

Foram recuperados até o momento R$ 43.500 em espécie, valor que será restituído ao município lesado caso haja a condenação dos réus pelo Poder Judiciário.

As investigações prosseguem no âmbito do MPMG, a fim de apurar os possíveis crimes praticados pelos envolvidos, bem como a eventual participação de outras pessoas no esquema criminoso.

PUBLICIDADE

O nome Persona faz alusão ao teatro grego, no qual os artistas faziam uso de máscaras para construir o personagem.

Denúncias

Denúncias sobre eventuais desvios de dinheiro público podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (ligar 181) ou por meio da Ouvidoria do MPMG (ligação gratuita para 127, telefones 31 3330-8409 ou 31 3330-9504, ou pela página do órgão na internet).

Leia também: Operação investiga desvio de recursos para combate à Covid-19 em Juiz de Fora, Piraúba e Guiricema

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
[ X ] Não quero receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente e ficar bem informado!