Home / Notícias / Região / São João Del-Rei precisa se adequar ao plano de manejo de lixo e resíduos

São João Del-Rei precisa se adequar ao plano de manejo de lixo e resíduos

Lixão em São João Del-Rei

Até 2014, o cenário vai ter que mudar. Uma Lei Federal sancionada em 2010 obriga que os Municípios criem programas de manejo de lixo e resíduos, o que vai dar fim aos lixões, como o de São João del-Rei.




Animais soltos, dejetos de diferentes tipos misturados e enterrados em valas. Nada disso mais será permitido. Também vai ser proibido catar lixo nesses locais. Hoje, a atividade é a principal fonte de renda dessas pessoas. Alguns moram aqui mesmo, outros chegam a conseguir renda superior a R$ 2 mil.

Por dia, 90 toneladas de lixo são despejadas no lixão. O local começou a ser utilizado com essa finalidade em 2002. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade, Cristina Lopes, 70% dos materiais depositados aqui poderiam ser reciclados. Para ela, as políticas públicas devem vir acompanhadas de uma mudança de comportamento da população. “Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, ela propõe que seja feita não só o processo da coleta selecionada do lixo, mas que envolva a população, a sociedade no geral, no processo da seleção, da educação ambiental”.

Assista a reportagem da TV Integração:




Fonte: TV Integração




Confira também

PM prende homem que matou a companheira em Ubá

Um jovem de 29 anos foi preso, na tarde desta quinta-feira (19), suspeito de ter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *