Muriaé tem caso confirmado de Influenza B



O último boletim epidemiológico da Gripe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado nessa segunda-feira (14), mostra várias cidades da Zona da Mata com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza.

Até o momento, foram notificados 800 casos de SRAG em Minas Gerais, sendo 458 (57,3%) com amostra coletada e processada. Em 2018 já foram notificados 57 óbitos pela SRAG no Estado. Nos municípios de Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Laranjal, Ubá e Muriaé aparecem nessa nova listagem de casos confirmados. No último balanço, apenas um caso havia sido registrado em Juiz de Fora.

A doença é dividida em tipos, subtipos e linhagens e todas as variações correspondem a diferenças encontradas no material genético. Muriaé apareceu com um caso de Influenza B. Em Juiz de Fora já foram confirmados casos de Influenza A – Subtipo H3 (1), Influenza A – Sem subtipo (1) e Influenza B (1). Já Visconde do Rio Branco aparece com casos confirmados de Influenza A – Subtipo H3 (1) e Influenza A – Sem subtipo (1). Enquanto Ubá tem um caso confirmado de Influenza A – Sem subtipo.




A síndrome gripal, manifestação mais comum da doença, se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Quando estes sintomas vêm associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, o quadro apresentado é a SRAG.

A vacinação contra a gripe continua na rede pública de saúde até o dia 1º de junho.

Público-alvo

– Idosos;
– Crianças com mais de 6 meses e menores que 5 anos;
– Pessoas que apresentam doenças crônicas e outras categorias de risco clínico;
– Grávidas;
– Puérperas (até 45 dias pós-parto);
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional;
– Jovens que cumprem medidas socioeducativas;
– Professores;
– Trabalhadores da saúde.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da SES-MG e G1

Últimas notícias em vídeo



Um comentário para “Muriaé tem caso confirmado de Influenza B”

  1. Crys says:

    Só acho que a vacinação deveria ser para todos sem distinção!
    Se professores podem porquê os alunos da educação infantil, fundamental I e II não podem!

Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.