Concurso do Banco do Brasil abre 6 mil vagas de nível médio com salário de mais de R$ 5 mil

Concurso Banco do Brasil (BB) está ofertando 6 mil vagas para todo o país! Confira como fazer inscrição e o que cai na prova

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O Banco do Brasil divulgou edital de concurso público que visa o preenchimento de 6 mil vagas nos cargos de Escrituário e para a área de Tecnologia da Informação. É necessário apenas ensino médio completo.

As vagas estão distribuidas da seguinte forma:

* Agente Comercial (escriturário tradicional) – 2 mil vagas imediatas e mil para a formação de um cadastro reserva;
* Agente de Tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – 2 mil vagas imediatas e mil para cadastro reserva.

As oportunidades estão distribuidas em todos unidades em todos os estados do país e Distrito Federal.

O salário em início de carreira é de R$ 3.622,23 e os aprovados ainda recebem adicional de R$ 1.014,42 de auxílio-alimentação/refeição e R$ 799,38 de cesta alimentação, totalizando assim R$ 5.436,03. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Além do salário fixo e dos benefícios, o Banco do Brasil oferece

O Banco do Brasil oferece ainda participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano); planos de saúde e odontológico; previdência privada com participação do banco; auxílio-creche/babá; e auxílio ao filho com deficiência.

O contrato será no regime celetista (CLT). Os contratados poderão ao longo da carreira se capacitar pela Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB), com o acesso a bolsas de graduação, pós-graduação, idiomas e mais.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de fevereiro de 2023, através do site da Fundação Cesgranrio (cesgranrio.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Inscritos em programas sociais do Governo Federal e doadores de médula óssea tem direito a isenção da taxa de inscrição.

As provas objetivas e redação estão previstas para o dia 23 de abril de 2023. O exame contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. Já as disciplinas irão variar de acordo com o perfil profissional escolhido (agente comercial ou de tecnologia). Veja abaixo:

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos – 25 questões
* Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
* Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada); 
* Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
* Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões
* Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
* Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
* Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
* Vendas e Negociação 15 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos – 25 questões
* Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
* Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada); 
* Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
* Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões
* Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
* Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
* Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).

A redação será, exclusivamente, de caráter eliminatório. O exame terá o modelo de texto dissertativo-argumentativo. Já a avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

O resultado final do concurso está previsto para o dia 14 de julho de 2023. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O que estudar para o Banco do Brasil?

Conhecimentos básicos (concurso Banco do Brasil)

* Língua Portuguesa: 1 – Compreensão de textos. 2 – Ortografia oficial. 3 – Classe e emprego de palavras. 4 – Emprego do acento indicativo de crase. 5 – Sintaxe da oração e do período. 6 – Emprego dos sinais de pontuação. 7 – concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 9 – Colocação dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise)
* Língua Inglesa: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos
* Matemática: Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 4 – Lógica proposicional. 5 – Noções de conjuntos. 6 – Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 7 – Matrizes. 8 – Determinantes. 9 – Sistemas lineares. 10 – Sequências. 11 – Progressões aritméticas e progressões geométricas.
* Atualidades do Mercado Financeiro: Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 2 – Internet banking. 3 – Mobile banking. 4 – Open banking. 5 – Novos modelos de negócios. 6 – Fintechs, startups e big techs. 7 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 8- Funções da moeda. 9 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Marketplace. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Arranjos de pagamentos. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 Transformação digital no Sistema Financeiro.

Conhecimentos específicos – Agente Comercial (concurso Banco do Brasil)

* Matemática Financeira: 1 – Conceitos gerais – O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Juros simples – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 3 – Juros compostos – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Sistemas de amortização – Sistema price; Sistema SAC.
* Conhecimentos Bancários: 1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 5 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 6 – Noções de Mercado de capitais. 7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 – Taxas de câmbio nominais e reais; 10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 12- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 13 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 17- Autorregulação bancária e Normativos SARB. 18 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 19 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 20 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129, de 11/07/2022. 21 – Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26/02/2021. 22 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 23 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 24 – ASG (Ambiental, Social e Governança): Economia Sustentável; Financiamentos; Mercado PJ.
* Conhecimentos de Informática: 1 – Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 3 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 4 – Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 5 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 7 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 8 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 9 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 10 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 11 – Fundamentos sobre análise de dados. 12 – Conceitos de educação a distância. 13 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 14 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
* Vendas e Negociação: 1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 17 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Fonte: Guia Muriaé

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