Câmara de Muriaé abre a 5ª SEMPAT e recebe representantes da Fundação CDL e Lar Ozanam

Guia Muriaé no WhatsApp

Na terça-feira (24), a reunião da Câmara Municipal de Muriaé contou com grande participação. O plenário ainda foi palco da abertura da 5ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho (SEMPAT).

Representantes da Fundação CDL e do Lar Osanam levaram ao legislativo propostas, projetos e apelos que foram amplamente discutidos no plenário, além das rotineiras proposições dos vereadores que resultaram nas aprovações de indicações, representações, moções e projeto de lei.

5º Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho

A abertura da 5ª SEMPAT, evento organizado pela Prefeitura de Muriaé, contou com a palestra de Érika Novaes, que é uma referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Muriaé, e do sargento Kleiton Castro, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé.

No dia 28 de Abril é lembrado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. De acordo com Érika Novaes, “o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, sendo escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969”. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e, em Muriaé, a Lei 4.668/2014 instituiu a Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador e o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Os números apresentados na abertura da semana impactaram os presentes. Há uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, sendo que o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. A área de serviços aparece com 55,69% e a indústria com 41,09%, excluídos os dados de atividade ignorada. Além disso, os números oficiais não abrangem os trabalhadores informais (cerca de 50% dos ocupados no Brasil), os trabalhadores públicos de regime estatutário e os autônomos. E apesar de alarmantes esses índices ainda não apresentam de fato a dimensão do problema, pois há um elevado grau de subnotificação das informações.

Entre as principais causas de acidentes de trabalho no trabalho, segundo Érika Novaes estão a não utilização do equipamento de proteção individual (EPI), que é obrigatório, mas nem sempre é seguido à risca; as falhas ao instruir o trabalhador; a falta de conhecimento sobre segurança no trabalho e sobre a manipulação dos equipamentos; as próprias atitudes imprudentes por parte dos trabalhadores em ambientes perigosos; a negligência ou ausência de fiscalização do ambiente de trabalho e com relação aos direitos dos trabalhadores; o não cumprimento de leis trabalhistas por parte das empresas; além da manutenção de maquinários velhos e obsoletos.

Foi destacado ainda na sessão que há diversos comportamentos dos trabalhadores que podem colocar a segurança em risco, como o excesso de horas trabalhadas, a falta de conhecimento sobre a atividade a ser executada ou ao maquinário a ser operado, as distrações com conversas paralela, os problemas pessoais ou discussões entre a equipe.

Os palestrantes foram unânimes em apontar a prevenção como a principal forma de evitar, de fato, os acidentes de trabalho. O sargento Kleiton destacou ainda que as empresas devem oferecer equipamentos adequados e novos aos trabalhadores, de forma que os protejam, estando atentas a legislação em vigor que exige locais de trabalho saudáveis e seguros, fiscalizando o uso dos equipamentos de proteção continuamente.

CDL quer ampliar capacitação para adolescentes em Muriaé

Rodrigo Martins, superintendente da Fundação CDL para Criança, entidade ligada a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Muriaé, apresentou o programa “Educação & Trabalho”, que capacita milhares de jovens, preparando-os e inserindo-os no mercado de trabalho formal. Com mais de 580 empresas parceiras e mais de 1.500 jovens atendidos, a Fundação pretende ampliar o projeto em Muriaé, onde já foram realizadas palestras a mais de 200 jovens, envolvendo a contratação de 53 aprendizes em 21 empresas do município.

O representante da Fundação CDL explicou que o objetivo deste projeto é tirar das ruas os jovens ociosos, oferecendo perspectivas futuras de crescimento profissional e melhoria de qualidade de vida não só destes adolescentes, mas de suas famílias também, com a promoção de renda, já os aprendizes recebem uma gratificação de meio salário mínimo, além de cursos e treinamentos. Uma iniciativa que contou com apoio dos vereadores e do público presente a sessão.

Lar Ozanam necessita de recursos urgentes para construção de uma central de gás

Larissa Cerqueria, assessora jurídica do Lar Ozanam, levou aos vereadores a urgente necessidade da instituição de construir uma central de gás exigida pelo Corpo de Bombeiros na sede da entidade. A obra, orçada em R$ 20 mil, carece de ser iniciada a fim de atender a legislação e a segurança dos moradores do local.

O Lar Ozanam abriga atualmente 24 idosos em Muriaé e é uma referência no atendimento das pessoas da terceira idade na cidade, acolhendo e cuidando há muitos anos daqueles que necessitam de um lar para viver seus últimos anos de vida com dignidade.

Os vereadores e assessoria jurídica do Lar Osanam discutiram juntos uma solução para o levantamento deste recurso de acordo com a emergência que a situação exige.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo