Câmara de Muriaé aprova a criação da Semana de Prevenção à Depressão

Guia Muriaé no WhatsApp
Geral
Nessa terça-feira (26), a Câmara Municipal de Muriaé aprovou um projeto que institui a Semana Municipal de Prevenção à Depressão.

A última sessão da Casa do mês de fevereiro foi a mais longa deste ano e teve a discussão, votação e aprovação de outros sete projetos de Lei.

Iniciada mais cedo, já que estava previsto, ao seu final, uma audiência pública do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), a sessão contou ainda com a entrega de Moção de Congratulações e Aplausos ao Conselho Tutelar de Muriaé.

A depressão terá uma semana de prevenção em Muriaé

O projeto de lei do vereador Evandro Cheroso (PR), aprovado por todos os vereadores presentes na sessão da Câmara, institui para ser realizada na primeira semana do mês de abril, em coincidência com o Dia Mundial da Saúde, a Semana Municipal de Prevenção à Depressão.

Nesta semana, segundo o projeto, serão prestadas informações, através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre as formas de depressão, maneiras para prevenção e tratamento, a fim de promover ampla divulgação nos meios de comunicação deste mal, celebrando parcerias com universidades, associações e demais entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre a prevenção a depressão e a realizando também procedimentos úteis para a detecção da doença e atividades de conscientização e orientação sobre como evita-las em locais de grande fluxo de pessoas, principalmente nos atendimentos dos Postos de Saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O autor do projeto apresenta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a depressão afeta 4,4% de pessoas do mundo. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina, e o segundo com maior prevalência das Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que tem 5,9% de casos diagnosticados. O país possui 5,8% da população com depressão, o que significa mais de 11,5 milhões de brasileiros.

Segundo Cheroso, “os especialistas afirmam que a depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse, gerando angústia, algumas vezes sem motivo evidente e, por isso, este transtorno psiquiátrico necessita de avaliação e tratamento de um profissional”. Portanto, ele acredita que “uma Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão será um momento importante para dar ampla divulgação ao tema, preferencialmente no meio estudantil, além de favorecer a implantação de ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios e outras medidas necessárias”.

Conselho Tutelar recebe Moção de Congratulações e Aplausos

O vereador Dr. José Carlos (PSB) entregou uma Moção de Congratulações e Aplausos para o Conselho Tutelar de Muriaé pelos relevantes serviços prestados à proteção e defesa dos menores do município. Receberam a Moção a presidente Kátia Campos e as conselheiras Heloisa Campos, Valdinea Silva e Claudia Bueno.

O momento da Tribuna foi utilizado pelas vereadoras Miriam Facchini (PSDB) e Helena Carvalho (MDB); pelos vereadores Dr. José Carlos (PSB), Jair Abreu (PT), Evandro Cheroso (PR), Ademar Camerino (PROS), Ciso (PPS), Prof. Júlio Simbra (DEM) e o presidente David Lacerda (DEM).

Entre os temas tratados estavam o importante trabalho do Conselho Tutelar de Muriaé, críticas à reforma da Previdência, o processo de nomeação de ruas no municipio, deferência à presença do presidente da CDL na Câmara, Gustavo Oliveira, e questões referentes ao relacionamento do executivo com o legislativo municipal.

DEMSUR apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água

O DEMSUR realizou, após a sessão, uma audiência pública para vereadores e público presente a fim de apresentar o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Muriaé.

Representada na audiência pelo diretor do Departamento de Água e Esgoto, Gustavo Goretti, a autarquia explicou que em função dos recursos disponibilizados pelo Ministério das Cidades, definiu-se as intervenções necessárias e prioritárias, observando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Água, elaborado em 2010, juntamente com as novas demandas.

São vários projetos de ampliação do abastecimento e substiuição de redes antigas e de grande importância que resultaram numa significativa amplianção da oferta aos moradores de várias regiões de Muriaé, além de uma otimização dos serviços e agilização dos trabalhos de manutenção dos sistema em casos emergenciais.

O projeto de ampliação, que é na verdade a junção de vários projetos específicos a serem desenvolvidos em diversas áreas do Município, foi detalhado na audiência com apresentação de dados, mapas e orientações técnicas. Ao término, foi aberto espaço para questionamentos a fim de que todos os presentes ficasssem completamente inteirados da obra, suas implicações, benefícios, custos e vantagens.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo