Câmara de Muriaé homenageia 19 mulheres com o prêmio Mulher Muriaeense 2024

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta terça-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Muriaé procede com a outorga da Comenda Bernadete Carneiro Garcia- Mulher Murieense 2024. A comenda foi oficializada no Município pela Lei Municipal Nº 5.386, de 2017 será concedida às 19h, em solenidade a ser realizada no Salão Nobre da Faminas.

A comenda homenageia cem sua titulação, Bernadete Carneiro Garcia, pelo fato de ela ter sido a primeira mulher eleita Vereadora no município de Muriaé, tendo deixado um grande legado de contribuições para educação, cultura e ação social em Muriaé.

As homenageadas e seus indicadores de 2024 são:

1. Eva Alves Luciano (Vereador Evandro Cheroso – Presidente)

Dona Eva, como é carinhosamente denominada por todos, chegou aos 99 anos de vida em fevereiro, lúcida e saudável. Com uma trajetória de muitas lutas, perdas e conquistas, com sua simplicidade e generosidade se transformou numa pessoa muito querida, admirada e respeitada em sua comunidade, no bairro Santo Antônio. Matriarca de uma numerosa família de 7 filhos, 14 netos e 3 bisnetos, agrega ainda diversos filhos do coração que tiveram em sua casa, em sua família, acolhimento, carinho e proteção. Nascida em Venda das Flores, Rio de Janeiro, saiu de casa aos 12 anos e começou a trabalhar em lavoura de café. Após viver em casa de parentes, passou a trabalhar e morar em casas de famílias. Por todos os lugares que passou, deixou grandes amigos, afilhados, que a adotaram também em suas famílias, mantendo vínculos fortes de afeto. Viúva desde 1983, de Delcino Jovêncio Luciano, deixou a roça do Capoeirão e passou a viver em Muriaé, onde foi lavadeira e passadeira de várias famílias. Uns meses após a grande feijoada em comemoração aos seus 99 anos, em fevereiro deste deste ano, comemoração que fez questão que fosse feita no Salão da Igreja que frequenta em sua comunidade, passou mal, foi internada e, mesmo lúcida, encontra-se acamada. Um grande exemplo de que o amor, a generosidade e a simplicidade, torna pessoas grandiosas e inesquecíveis a todos a sua volta.

2. Maria Alice Cata-Preta Reiff (Presidência da Câmara de Muriaé)

Nasceu em 03 de abril de 1947, em Divino. Filha de Hermes Wencelau Catta-Preta e Belmira Fonseca Catta-Preta, é viúva de Laércio Reiff, e reside em Muriaé desde 1985. Graduada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola, em Letras e Inglês, é pós-graduada pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais em Língua Portuguesa – Redação. Foi professora de português em Ensino Fundamental e Médio; e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola e na UNIPAC de Muriaé. Foi Analista Educacional na Superintendência Educacional de Muriaé, tendo lecionado Língua Portuguesa, Redação e Literatura no Centro Cinecista Educacional de Muriaé, na Escola São Paulo, no ETFG-Sebrae, na Equipe e no Pré-Concursos. Também foi diretora da Escola Técnica de Formação Gerencial de Muriaé, do Sebrae. Uma mestra com uma trajetória de excelência e amor ao ensinar!

3. Romelia Maria de Oliveira Xavier (Vereador Ademar Camerino)

Nascida no bairro Santa Terezinha, em 15 de agosto de 1967, é casada com Marley Augusto Xavier, mãe de dois filhos e avó de dois netos. Conselheira da Saúde e Conselheira de Assistência Social, ajuda várias pessoas necessitadas no grupo de doação Gerando Bons Frutos, no bairro Santa Terezinha. Uma mulher comprometida com sua comunidade que não mede esforços e nem tempo para se dedicar a que precisa de apoio.

4. Rosa Helena Soares Martins (Vereador Anderson da Caixa)

Mãe de Sara e Samuel, nasceu em 05 de maio de 1956 em Patrocínio do Muriaé. Veio residir em Muriaé para trabalhar em casas de família e desde cedo se dedicou aos cuidados das crianças, das famílias que a empregava. Depois passou a atuar como Auxiliar de Serviços Gerais na Escola Municipal Maria do Carmo Cerqueira, onde pôde estar ainda mais perto de bebês e crianças menores. Até se aposentar, passou por várias outras escolas municipais em vários bairros da cidade, sempre cuidando dos espaços físicos e das crianças. Reside há muitos anos no São Joaquim e continua a auxiliar as crianças e mães de primeira viagem, contribuindo com sua comunidade e zelando pelo bem das crianças, principalmente, das mais pequeninas.

5. Eliziane de Oliveira Rodrigues Freitas (Vereador Celso Ricardo de Oliveira)

Muriaeense, filha de Amaral Moisés Rodrigues e Maria de Fátima de Oliveira Rodrigues, viveu sua infância na Fazenda Pedra Alta, distrito de Belisário onde aprendeu dos seus pais, juntamente com seus irmãos, muitos hábitos preciosos, entre eles, a importância de uma vida diária de comunhão com Deus e a valorização do trabalho! Hoje, residente em Muriaé, é esposa do Pastor Victor Rodrigues Freitas e mãe de Acsa e Hadassa. Formada em Administração de empresas, exerce suas funções profissionais diariamente, como sócia da loja Agroanimais Super Pet, empresa familiar constituída há 19 anos e também proprietária da loja Reino Closet Store, que atua há 6 anos no ramo do vestuário masculino e feminino em nossa cidade. Possui convicção e testemunho de que tudo em sua vida mudou quando entregou a direção dela pra Jesus. E, mesmo, ainda travando muitas batalhas, sente-se vitoriosa pelo privilégio de poder servir a Ele em tudo que faz.

6. Leandra Silva de Almeida (Vereador Christian Tanus Bahia)

Nasceu em Juiz de Fora, mas mora há 12 anos, em Muriaé. Pós graduada em Psicopedagogia, Educação Especial e Gestão Escolar, atua na área da educação há 17 anos, sendo professora efetiva no município de Muriaé. Iniciou seus trabalhos na E. M. “Professora Ionyr Bastos Dias”, bairro Padre Tiago. Nesta escola, atuou como professora por 5 anos e agora está na direção há 4 anos. Mãe, professora e diretora dedicada, está sempre atenta aos anseios e necessidades da comunidade, mantendo parceria com todos os projetos desenvolvidos. A Banda Marcial “Bernadete Carneiro” é um desses projetos que conta com a participação de vários alunos e ex alunos de sua escola. Conhecida por toda comunidade por sua competência, é uma pessoa alegre, dinâmica, dedicada, sempre pronta a fazer o seu melhor para a melhoria da comunidade escolar.

7. Giovanna Cascelli Schelb Pereira (Vereador Delcinho Amaro)

Nasceu em 7 de junho de 1957. Filha de Eduardo Schelb e Maria Auxiliadora Cascelli Schelb, é casada com Ronaldo Scalla Pereira e mãe de Ronaldo, João Eduardo e Davi e avó de João Eduardo. Graduada em Ciências, Matemática e Física pela Faculdade Santa Marcelina; tem pós-graduação em Física pela Fundação Percival Faquhar e em Ensino de Física pela UFJF. Dedicou à educação por 37 anos. É autora de trabalho publicado pela faculdade de Educação da USP, em 1995, e trabalhou em diversas instituições de ensino tradicionais da cidade, como Colégio Santa Marcelina, Faculdade Santa Marcelina e Escola Estadual Silveira Brum. Participou de vários momentos importantes, como a abertura das primeiras salas para atendimento a crianças com necessidades especiais e o início do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Hoje cuida de sua família, exerce suas atividades na Igreja N. Sra. do Sagrado Coração com alegria e dedicação, empenhando-se na doação e no amor ao próximo.

8. Sônia Maria da Silva (Vereador Devail Gomes Corrêa)

Nasceu em 12 de setembro de 1957, em Muriaé. Filha de João Teodoro da Silva e Alcina Gomes da Silva, aos 24 anos, casou-se e teve cinco filhos: Carla Amália, Cláudia, Kátia, Thiago Luiz (em memória), Francisnei e sua filha de consideração, Márcia Inês Pedrosa da Silva. Atualmente, é avó de sete netos e quatro bisnetos. Conhecida por ser uma mulher incansável, amigável e promissora, é sempre solícita e pronta para auxiliar quem precisa. Além disso, é uma mulher excepcionalmente dedicada, carismática e inspiradora. Sua presença é sinônimo de alegria e conforto para aqueles ao seu redor. Como matriarca, ela é admirada por sua sabedoria, generosidade e força. Sua resiliência e otimismo são contagiantes, e sua habilidade de superar desafios com graça e dignidade é uma verdadeira inspiração. É considerada o coração e a alma de sua família, irradiando amor e bondade por onde passa.

9. Solange Aparecida Bandeira Perry (Vereador Dr. Frederico)

Líder comunitária no distrito de Boa Família, nasceu em 12 de agosto de 1967. Filha de Olíncio Soares Bandeira e Maria Muratori Bandeira, é casada há 39 anos com o comerciante José Perry, com quem tem dois filhos: Rafaela e José Perry Júnior. É avó orgulhosa de Maria Fernanda e Maria Alice. Famosa por seus deliciosos quitutes e por receber a todos com muita simpatia, é muito respeitada e admirada pela comunidade de Boa Família, distrito onde vive há quase 40 anos e pelo qual busca sempre melhorias e desenvolvimento.

10. Ângela Dominguez Vieira Paradelas (Vereador Jair Sanches Abreu)

Natural de São Paulo capital, nasceu em 25 de outubro de 1967 e mudou-se para Muriaé em 1991. Casada com José Vieira Paradelas, mãe de Diego e Daniela, é avó da pequena Antônia. Formada pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul e especialista em Educação Especial pela Faculdade Santa Marcelina de Muriaé. Iniciou sua carreira como professora na APAE, onde trabalhou por 24 anos e 8 meses desenvolvendo com as crianças especiais a descoberta de suas potencialidades por meio do esporte e da arte, criando várias peças com belíssimas apresentações. Como professora de educação física, atuou como coordenadora do Departamento de Esportes e Lazer da Fundarte entre 2002 e 2004 e inovou com a implantação do Projeto Sócio-Educativo “Esporte Vivo”. Hoje, atua como professora de Educação Física na Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro.

11. Elizete Maria de Souza Ribeiro (Vereadora Drª Miriam Facchini)

Muriaeense, tem muito orgulho de ter representado a beleza negra do município, no antigo Programa Cidade contra Cidade, do SBT, nos anos de 1978 e 1979. Formada em Pedagogia e Letras pelas Faculdades Ciências e Letras Santa Marcelina e Unesc/ Rondônia é pós graduada em várias especialidades e Mestra em Linguística. Exerceu a profissão de professora desde 1979, atendendo todas as esferas da Educação, desde ensino fundamental, médio e superior. Foi Diretora Escolar, Inspetora Regional, Coordenadora Pedagógica Municipal e das faculdades Unitins e Unopar. Foi eleita a primeira Secretária Municipal de Educação de Pimenta Bueno, em Rondônia, por duas gestões. Aposentou em 2019, mas continua exercendo atividades pedagógicas mediante o MEC. É membra do Lions Clube Hellen Kelly e acredita que só através da educação conseguimos vencer a desigualdade social a qual o Negro está inserido.

12. Aurelina de Oliveira Campos – Dona Nina (Vereador Delegado Rangel)

Nasceu em Santa Rita do Glória, hoje, Miradouro, em 8 de janeiro de 1929. Já morou em Vieiras, Caratinga, tendo estudado por um tempo no Colégio Santa Marcelina. Formou-se como normalista em Caratinga e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Letras, Inglês, Francês e depois à Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas. Em 1953, por bolsa de estudos especializou-se nos Estados Unidos. Por concurso, ingressou no Instituto Rio Branco (Itamaraty). No cargo de Oficial de Chancelaria, com status diplomático, atuou em várias embaixadas ou escritórios especiais no exterior. Casou-se com o Maestro Leo Peracchi, a quem Tom Jobim chamava de “meu mestre”. Aposentou em 1985 e em 1991 veio conhecer Belisário, fundado pelo seu bisavô Belisário Alves Pereira e transformou o distrito com a criação do GAB – Grupo de Artesãos de Belisário, o Museu Tic-Tac; a Cavalgada de Belisário; o Grupo de Escoteiros; corais natalinos, Grupo Renascer da Terceira Idade, Rádio Comunitária Itajuru e diversos eventos e cursos de capacitação.

13. Juliana Couri Guedes Laviola (Vereador Reginaldo Roriz)

Filha da professora Elizabeth Laviola e do advogado Francisco Laviola, é jornalista, publicitária e especialista em Marketing e Negócios. Casada com o empresário Leonardo de Freitas Moura, é mãe de Jasmim. Começou no jornalismo, aos 18 anos, trabalhando com Dr. Waltecyr Garcia e Júlio Soares. Aos 22, incentivada pelo pai, seu maior exemplo de vida, fundou A Notícia, veículo de comunicação que completa 18 anos e se tornou referência na região, atuando muito forte no digital e no tradicional semanário impresso. Também é uma referência em ações sociais, tendo sido diretora da Apae e estando na diretoria de Ação Social da CDL/ACE Mais. É uma das idealizadoras da Noite de Massas, evento que destinou mais de R$80mil para instituições sociais. Uma jovem que na arrojada rotina diária entre família, negócio e filantropia, destaca-se como uma grande mulher de sucesso em Muriaé!

14. Eliane Venuto de Paula Garcia (Vereador Valdinei Lacerda)

Nasceu em 20 de setembro de 1963, em São João de Meriti (RJ). É filha dos missionários cristãos, Odeva Venuto De Paula e Octalicio Francisco de Paula. Veio para Muriaé aos 16 anos, quando o pai muriaeense resolveu voltar para cidade natal. Em terras muriaeenses, formou sua família e, hoje, tem o esposo, Milton Garcia, três filhos, Raphael, Jefferson e Matheus e duas noras, Stella e Ana. Dando continuidade ao trabalho de seus pais, ela atua como integrante do Ministério Os Gideões Internacional no Brasil que distribui o Novo Testamento. É membra da Casa De Oração do Bairro Santana, onde atua em vários ministérios, destacando-se o ministério da mulher, onde exerce vários projetos sociais na comunidade na qual a igreja está inserida. Já enfrentou a luta contra o câncer de mama e venceu, o que foi motivo de muita alegria para ela. Com isso, hoje, ajuda outras mulheres que enfrentam essa mesma luta.

15. Beatriz Maria da Silva Martins (Vereador Lelei)

Nasceu em 10 de dezembro de 1955, em Belisário. Casou-se com Sebastião Martins de Souza em 1981, e é mãe de cinco filhos: João Paulo, Jaqueline, Jeferson, Jéssica e Jackson. Entrou para o serviço público em 2002 no mesmo ano em que se formava na 1° turma de ensino médio da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Trabalhou por 15 anos na Agência dos Correios, em Belisário, e encerrou sua carreira em 2017. Hoje, Beata, como é conhecida no distrito, dedica-se à família, principalmente aos netos e também à comunidade católica. Está sempre presente nas festividades e acontecimentos da paróquia Santo Antônio. Foi uma servidora exemplar, cumprindo suas funções com extrema dedicação e competência.

16. Suzelane da Silva Peres (Vereador Wellington Forim)

Nasceu em 19 de fevereiro de 1976. Casada, mãe de dois filhos, já é avó. Cristã, membro ativa da Igreja Metodista Central, atuante sempre com as obras da igreja, é formada em Estética e Cosmetologia e, atualmente, cursa biomedicina. Possui 25 anos trabalhando na área da beleza, sendo 15 somente na área de micropigmentação. Hoje, possui o Instituto Suze Peres pelo qual já ajudou a várias pessoas a alavancar na carreira. Também ministra cursos e já formou e continua formando várias profissionais na área de design de sobrancelhas e micropigmentação. Tem orgulho te ter um projeto junto à Fundação Cristiano Varella, no qual todo ano, no Outubro Rosa, faz doação de micropigmentação de sobrancelhas para as mulheres, ciente da importância da auto estima para recuperação durante o tratamento contra o câncer. Se considera uma mulher realizada e acredita que isso tudo só foi possível porque sempre buscou ajuda de Deus e por ser sempre uma pessoa determinada.

17. Natalina Messias de Oliveira (Prefeito Marcos Guarino)

Nasceu em 25 de dezembro de 1963, em Muriaé. É uma mulher de múltiplos talentos e inabalável determinação. Descendente de José Messias e Felima Messias, ela personifica a essência da resiliência e do amor familiar. Mãe de oito filhos, sendo cinco meninas e três meninos, enfrentou desafios com bravura, tendo trabalhado na Biblioteca Municipal entre os anos de 1997 e 2000. Sua jornada é uma história de superação e sacrifício, onde o amor e a dedicação foram as forças motrizes que a impulsionaram a seguir em frente, mesmo nos momentos mais difíceis. Hoje, aos merecidos dias de sua aposentadoria, ela se dedicada a uma nova missão: cuidar e amar seus preciosos netos. Por isso, acreditamos que é com grande admiração e respeito que a comunidade reconhece seu legado.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo