Câmara de Muriaé realiza hoje outorga da Comenda Destaque Assistente Social 2025
A Câmara Municipal de Muriaé realizou nesta segunda-feira, dia 12 de maio, a solenidade de outorga da Comenda Destaque Assistente Social do ano de 2025. Uma honraria baseada na Lei Municipal Nº 5.420, de 24 de maio de 2017, que institui a Semana Municipal do Assistente Social em Muriaé e a outorga anualmente nessa semana dessa Comenda.
A indicação para Comenda deste ano, conforme a Lei que a instituiu, é realizada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Muriaé, formada pelo presidente, Vereador Evandro Cheroso; 1º vice-presidente, Vereador Mário Brambila; 1º secretário, Vereador Reginaldo Roriz; 2ª vice-presidente, Vereadora Cássia Ribeiro; e 2 ª secretária, Vereadora Munik Helena.
Será agraciada com esta comenda esta noite a profissional de assistência Social Natália Andrade Magalhães Costa. Aos 37 anos, é assistente social, formada pela Faculdade de Minas (FAMINAS) em 2009. Casada com o jornalista Paulo Victor Costa, é mãe da pequena Ester Magalhães Costa. Com uma trajetória marcada pelo comprometimento com as políticas públicas e a saúde mental, é pós-graduanda em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química pela Faculdade Faveni.
Seu primeiro contato com a profissão foi ainda na graduação, durante o estágio na Casa da Criança, na área da saúde. Em 2011, iniciou sua atuação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Muriaé, onde foi a primeira assistente social a integrar as equipes do CRAS dos distritos de Pirapanema e Macuco. Na sequência, compôs a equipe de Auxílio Funeral e, posteriormente, atuou como supervisora dos benefícios de transferência de renda no município.
Em 2021, passou a integrar a primeira equipe complementar de saúde mental da cidade, colaborando com o fortalecimento da rede de atenção psicossocial ao compor o corpo técnico do CAPS. Atualmente, Natália exerce a função de referência técnica na Unidade de Acolhimento Vida Ativa Adulto, vinculada ao CAPS AD, hoje considerada referência regional na Zona da Mata mineira. Sua atuação é pautada pela defesa dos direitos humanos, acolhimento digno e valorização da vida.
Fonte: CMM