Câmara de Muriaé retorna do recesso parlamentar e autoriza município a aderir a Consórcio



A Câmara Municipal de Muriaé realizou nessa terça-feira (6) a primeira sessão ordinária de 2018, sob a coordenação do novo presidente Ademar Camerino (PROS).

Com participação de várias lideranças, sendo que cinco fizeram uso da tribuna, pronunciamentos animados dos vereadores com o novo ano legislativo que se inicia e leitura de vários projetos, a sessão terminou com aprovação do projeto que autoriza o município a firmar termo de adesão com o Consórcio Intermunicipal para a Proteção e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Baixo Carangola, Baixo Muriaé, Baixo Rio Pomba (CIRAB) e seus tributários. Também foram apresentados, nesta reunião, os nomes dos membros efetivos e suplentes das Comissões da Câmara para a legislação 2018.

Lideranças e vereadores fizeram uso da tribuna




A reunião contou com a participação de várias lideranças comunitárias, sendo que a tribuna foi utilizada por algumas para se manifestarem no sentido de agradecer os apoios recebidos, como foi o caso de Antônio de Lima que deixou a presidência da Associação de Moradores da Barra, aproveitando o momento para apresentar a nova presidente Nilda Nantes; ou para reivindicar, como foi o caso de Humberto Silva, presidente da Associação de Moradores do Inconfidência II. Também fez uso da tribuna a líder religiosa Márcia Balduíno que leu uma mensagem bíblica e convidou a todos para uma oração. Os vereadores também utilizaram a primeira reunião para falar de suas expectativas de trabalho para este ano. O presidente Ademar (PROS) concedeu a palavra a Ciso (PPS), Dr. José Carlos (PSB), David Lacerda (DEM), Helena Carvalho (PMDB), Drª Miriam (PSDB), Jair Abreu (PT), Evandro Cheroso (PR) e o prof. Júlio Simbra (DEM) que, além de defender seus projetos que deram entrada na Casa, leu um ofício direcionado ao prefeito colocando sua condição de líder de governo a disposiçãol para que o chefe do poder executivo decidisse o nome de quem vai ocupar esta posição em 2018.

Novos projetos que deram entrada na Casa

Dentre os projetos que deram entrada na Câmara nestas primeiras semanas de 2018 estão o do vereador Devail (PP) que reconhece como de Utilidade Pública Municipal o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Muriaé – Consep; os do Professor Júlio Simbra (DEM) que dispõe sobre a apresentação do cartão de vacina do estudante no ato de matrícula em estabelecimentos de ensino e o que estabelece as diretrizes para a política pública de prevenção e combate à violência nas escolas e creches municipais e proteção dos profissionais da educação, além dos projetos do vereador Evandro Cheroso (PR) que institui o programa de registro civil nas maternidades, no âmbito de Muriaé e o que dispõe sobre a regulamentação ao colhimento de sangue para exames clínicos nas UBS congêneres dos distritos. Estes projetos foram encaminhados as comissões para análise e entrarão em votação nas próximas sessões.

Aprovada a adesão da Prefeitura e Demsur a novo Consórcio

Foi aprovado na Câmara de Muriaé, o projeto que autoriza a Administração Direta e Indireta (Prefeitura e Demsur) a aderir ao CIRAB. Desta forma, inclui-se o município na implantação de ações conjuntas na região para controle ambiental e uso sustentável do meio ambiente a partir do planejamento, integração e articulação entre os organismos públicos na proteção dos recursos hídricos desta região de Minas Gerais.

Novos membros das Comissões da Câmara para 2018

Durante a reunião foi lida a Portaria 1.128/2018 do presidente Ademar Camerino (PROS) que nomeou os integrantes das Comissões da Câmara para 2018. Desta forma, as Comissões ficaram constituídas da seguinte forma:

I – Defesa do Consumidor

Efetivos: Ivanir do Gaspar (PR) , Ciso (PPS) e Celsinho (DEM)
Suplente: Drª Miriam (PSDB)

II – Administração Pública

Efetivos: Prof. Júlio Simbra (DEM), Ivanir do Gaspar (PR) e Devail (PP)
Suplente: Helena Carvalho (PMDB)

III – Redação e Assuntos Diversos

Efetivos: Drª Miriam (PSDB), Ivanir do Gaspar (PR) e Lelei (DEM)
Suplente: Devail (PP)

IV – Direitos Humanos e Assistência Social

Efetivos: Reginaldo Roriz (PSD), Evandro Cheroso (PR) e Prof. Júlio Simbra (DEM)
Suplente: Drª Miriam (PSDB)

V – Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Efetivos: Jair Abreu (PT), Helena Carvalho (PMDB) e Reginaldo Roriz (PSD)

Suplente: Lelei (DEM)

VI – Finanças, Orçamento e Tomada de Contas

Efetivos: David Lacerda (DEM), Ciso (PPS) e Celsinho (DEM)
Suplente: Helena Carvalho (PMDB)

VII – Constituição, Legislação e Justiça

Efetivos: Prof. Júlio Simbra (DEM), Devail (PP) e Evandro Cheroso (PR)
Suplente: Sargento Joel (PMDB)

VIII – Meio Ambiente, Habitação, P. Urbanas e Rural

Efetivos: Jair Abreu (PT), Celsinho (DEM) e David Lacerda (DEM)
Suplente: Devail (PP)

IX – Saúde e Saneamento Básico

Efetivos: Dr. José Carlos (PSB), Sargento Joel (PMDB), David Lacerda (DEM)
Suplente: Evandro Cheroso (PR)

X – Transporte público e Sistema Viário

Efetivos: Carlos Delfim (PSDB), Celsinho (DEM) e Carlos Macuco (PR)
Suplente: Prof. Júlio Simbra (DEM)

XI – Legislação Participativa

Efetivos: Carlos Macuco (PR), Carlos Delfim (PSDB) e Lelei (DEM)
Suplente: Devail (PP)

XII – Defesa dos Direitos da Mulher

Efetivos: Drª Miriam (PSDB), Helena Carvalho (PMDB) e Carlos Delfim (PSDB)
Suplente: Dr. José Carlos (PSB)

XIII – Ética e Decoro Parlamentar

Efetivos: Prof. Júlio Simbra (DEM), David Lacerda (DEM) e Devail (PP)
Suplente: Reginaldo Roriz (PSD)

XIV – Segurança Pública

Efetivos: Prof. Júlio Simbra (DEM), Sargento Joel (PSDB) e Drº José Carlos(PSB)
Suplente: Jair Abreu (PT)

Fonte: CMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.