Home / Notícias / Governo / Câmara Municipal de Muriaé quer que CBA preste esclarecimentos sobre barragem na região

Câmara Municipal de Muriaé quer que CBA preste esclarecimentos sobre barragem na região

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) foi convocada a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Muriaé sobre uma barragem na região.

A vereadora Miriam Facchini (PSDB) protocolou uma indicação que oficializa a CBA, empresa do grupo Votorantim, que mantém um complexo de mineração entre Muriaé e a cidade de Miraí, extraindo bauxita e possuí os direitos minerários em zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, a qual Muriaé faz parte, para que possa através de seus representantes legais e técnicos competentes a comparecer a Câmara Municipal munidos de todas as informações sobre o atuação na região.

De acordo com a indicação, o objetivo da indicação é ter acesso a dados que expressam a “saúde” e segurança da barragem que armazena rejeitos da mineração na região.




A proposta foi aprovada e a empresa será notificada.

Presidente da Câmara visitou barragem

O presidente da Câmara de Muriaé visitou recentemente a barragem da CBA. Ele fez parte de uma comissão de representantes do Poder Executivo, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que visitou a barragem em Miraí.




As autoridades foram recebidas por representantes da empresa e todos puderam conhecer a barragem em operação no local e se inteirar dos procedimentos de segurança, além de tomar conhecimento das rotinas de monitoramento por empresas independentes e pelo poder público.




Os representantes da CBA reforçaram o compromisso com a segurança de suas barragens, mantendo o cumprimento de todos os requisitos legais e a conformidade dos procedimentos com as melhores práticas internacionais.

Na ocasião, a equipe da CBA confirmou ao presidente da Câmara de Muriaé e demais autoridades presentes que todas as suas barragens estão com licença de operação em vigor.

Fonte: Guia Muriaé

Confira também

Comissão da Câmara começa a discutir o Plano Diretor de Muriaé

A semana na Câmara de Muriaé teve início na manhã desta segunda-feira (12) com a …

3 comentários

  1. E a barragem da Bauminas em Miraí??

  2. JOSE ANACLETO DE FARIA

    PERGUNTAS:
    1) O CODEMA, o Comitê Técnico de Saneamento Ambiental do COMUPLAN (art. 4º do Decreto Municipal nº 3.101/2006), e o Ministério Público estão participando desta fiscalização?
    2) Como o PLANO DIRETOR, que se encontra em discussão na Câmara Municipal, está tratando a MINERAÇÃO para os próximos DEZ ANOS?

  3. A população quer saber.
    Se a barragem romper até onde ela chega
    Quais cidades elas destroços
    Onde tem que evacuar
    Muriaé parte Cardoso de Melo Dornelas, barra JK, porto seriam atingidas
    Alana chega a Muriaé destruindo e matando
    Quais rios se poluiriam , que médias t que ser tomada
    Quais cidades tem que serem evacuadas
    Quantos kilos erros e de CBA a Muriaé
    Queremos respostas
    Queria satisfação e informação
    Será possível esclarecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *