Home / Notícias / Governo / Divulgada lista de homenageados no Dia do Muriaeense 2018

Divulgada lista de homenageados no Dia do Muriaeense 2018

Geral
Na sessão da Câmara de Muriaé da última terça-feira (14), dentre os projetos discutidos, foram votadas a leis que nomeiam todos os agraciados com os títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito, Mérito Legislativo, Mérito Legislativo In Memoriam e as Comendas Martins da Costa de 2018. A solenidade de entrega das honrarias será realizada no dia 5 de setembro, às 19h, no Anfiteatro da Unifaminas. O evento abrirá as comemorações do Dia do Muriaeense, em 6 de setembro, quando o Município terá uma intensa programação, como o tradicional desfile cívico.




Os títulos entregues em comemoração ao Dia do Muriaeense objetivam promover de forma oficial e solene as pessoas de Muriaé ou aquelas que tenham alguma ligação com o Município. Serão entregues os títulos de Honra ao Mérito aos cidadãos nascidos no município que desempenham atividades geradoras de desenvolvimento e melhoria de vida; Cidadania Honorária àqueles que, embora não sejam nascido em Muriaé, possuem papel significativo na vida social, econômica, cultural, esportiva, política,e/ou ambiental sendo nomeados cidadãos desta cidade; Mérito Legislativo a um ex-vereador que tenha contribuído de forma significativa com sua atuação no legislativo para o crescimento da cidade; e o Mérito Legislativo In Memoriam que visa valorizar a memória daquele que já passou pela Câmara de Muriaé deixando um importante legado de ações ao município. Já a Comenda Martins da Costa, que leva o nome do Juiz Municipal Francisco de Assis Martins da Costa que foi um dos principais responsáveis por elevar Muriaé à categoria de cidade, é considerada a mais importante condecoração do Legislativo do Município sendo destinada àqueles que tenham desempenhado marcante papel na história recente de Muriaé.

Cada vereador e o prefeito de Muriaé indicam dois nomes para os títulos de Honra ao Mérito e/ou Cidadania Honorária e a presidência da Câmara indicam os nomes para os títulos de Mérito Legislativo, Mérito Legislativo In Memoriam e para a Comenda Martins da Costa.

Lista de agraciados

Indicados pelo presidente da Câmara, vereador Ademar Camerino

Francisco de Assis Teste – Honra ao Mérito

É conhecido como Nenê da Ambulância por acompanhar sempre os servidores deste veículo no atendimento da população, proporcionando conforto e atenção especial aos pacientes. Nascido em 5 de fevereiro de 1947, em Miraí, veio para Muriaé com os pais aos seis anos de idade. Casou–se com Rosa Maria das Graças com quem teve 3 filhos: Ângelo, Marcos e Simone. É voluntário há 23 anos da Secretaria Municipal de Saúde.

Gilson Justiniano dos Santos Júnior – Honra ao Mérito

Apresenta os programas, “Pagodaço da 96” – campeão de audiência no fim de semana – e “Balanço Geral” que vai ao ar nas tardes da Rádio Muriaé. Nasceu em 26 abril de 1980, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Sua primeira experiência de trabalho se deu na adolescência, como “office boy”. Iniciou sua carreira como locutor profissional na Rádio Novo Som, em Luisburgo. Daí por diante, não parou mais. Em seus 22 anos de profissão, passou por diversas emissoras mineiras, vindo em 2012 para Rádio Muriaé e Rádio 96.

Indicados pelo vereador Carlos Macuco

Aloisio Garcia de Oliveira – Honra ao Mérito

Destaque no distrito de Macuco, entrega as cartas aos moradores de casa em casa e realiza diversos trabalhos voluntários na área da saúde e social, sendo reconhecido pelos moradores do distrito. Nascido em 4 novembro de 1961, neste distrito, é filho de Mário Garcia de Oliveira e Dejanira Passoni (in memoriam). Desde pequeno sempre trabalhou para ajudar sua família, atuando por cinco anos no comercio de seu pai.

Vander Bruni da Silva – Honra ao Mérito

Trabalhou como Analista ambiental no Instituto Estadual de Florestas – IEF e, hoje, atua como assessor parlamentar, onde realiza vários trabalhos na área da saúde e social. Casado, pai de 3 filhos, formou em ciências biológicas pela FASM, tendo trabalhado como estagiário e professor na rede pública de ensino em Muriaé. Candidatou-se à Conselheiro Tutelar, sendo o mais votado na cidade, ocupando sua presidência por 3 anos, sempre atuante no enfrentamento e combate à violência.

Indicados pelo vereador Carlos Delfim

Frederico Borges da Costa – Cidadania Honorária

Está em seu segundo mandato consecutivo como deputado estadual de Minas, sendo vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e membro efetivo da Comissão de Participação Popular, onde também ocupou o cargo de vice-presidente. Estudou Direito e cursa Gestão Pública, ambos no Uni-BH e exerceu dois mandatos de vereador em Belo Horizonte. Mesmo vindo de uma família sem tradição política, atua desde muito jovem em movimentos sociais e na área pública.

Ronaldo Batista Moraes – Cidadania Honorária

Presidente da Federação dos Rodoviários de Minas e membro da Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre, é o segundo filho de uma família de cinco irmãos, tendo começado a trabalhar como cobrador de ônibus aos 14 anos. Foi promovido a motorista, tornando-se Delegado Sindical e passando a integrar os quadros do Sindicato Rodoviário de Belo Horizonte. É candidato a deputado estadual no pleito de 2018 em Minas Gerais.

Indicados pelo vereador Celsinho

Hamilton Fernando Dutra Militão – Cidadania Honorária

Reside em Vermelho, sendo responsável pela Igreja Metodista ali instalada, assim como sua congregação em Pirapanema e seus pontos missionários, atuando ainda como secretário Distrital da CODIAM. Nasceu em 15 de junho de 1968, em Além Paraíba. Aos 12 anos, fez seu primeiro sermão (Salmo 100) na Igreja Metodista Central de Além Paraíba e sentiu o chamado à proclamação da Palavra de Deus. Em 1999, formou-se em Teologia pelo ITJRJ da Igreja Metodista. Casou-se em 1991 com Ester Carla, sendo pai de Nathália e Larissa.

Maxwell Andrade Nery – Honra ao Mérito

Pastor da Igreja Metodista em Cachoeiro do Itapemirim, ES, quando formou em 2000, foi ordenado para atender as igrejas dos distritos de Vermelho e Pirapanema. Nasceu em Muriaé, em 05 de setembro de 1969, sendo filho de José Henrique Nery e Maria das Graças Andrade Nery. Trabalhou como marceneiro até 1995, quando inicio seus estudos, sendo hoje bacharel em teologia pela UFES, pós graduado em filosofia e sociologia pela Candido Mendes e está cursando o último ano de psicanálise. Casado com a pastora Andrea Navarro, é pai de Raphael e Emanuely.

Indicados pelo vereador David Lacerda

Ângelo Pedrosa Clemente – Honra ao Mérito

Bacharel em direito e pós-graduado em Direito Público, exerceu a função de tabelião substituto e interino por 30 anos no cartório 3° tabelionato de notas, em Muriaé. Cristão evangélico, é pastor na Igreja Cristã Maranata, tendo suas crenças, conceitos e moral pautados de forma intrínseca nos ensinamentos de Deus. Nasceu em 10 de julho de 1970, em Muriaé. Filho de Ely Clemente Pereira e Estelita Pedrosa Clemente, casou-se com Aline Fonseca Pedrosa Clemente e dessa união vieram os filhos, João Pedro e Alice.

Wallace Kenedy da Silva – Honra ao Mérito

Há cerca de 25 anos, exerce a função de escrevente autorizado no 1º Cartório de Ofício de Notas, conhecido como “Cartório do Binha”, buscando sempre ser solícito e oferecer o seu melhor a todos que o procuram. Nascido no dia 13 de fevereiro de 1964, em Muriaé, é filho de Dejair Honório da Silva e Edith Maria de Oliveira Silva. Casou-se com Maria Aparecida de Souza Moreira Silva, e dessa união vieram um casal de filhos, Kenedy e Karen.

Indicados pelo vereador Devail

Artur José de Oliveira – Honra ao Mérito

Integra à PMMG desde 2009. Foi designado para o 47º BPM de Muriaé, e pertence ao 2º pelotão da 76ª Cia PM, onde já passou por todos os setores de policiamento operacional. Em 2012, foi incorporado à equipe Patrulha Rural, especializada em zona rural e distritos, e policiamento em eventos. Tornou-se cabo em fevereiro de 2017. Nascido em 13 de outubro de 1979, em Muriaé, é filho de José das Graças de Oliveira e Gilma dos Santos Oliveira, sendo casado com Graziela das Graças Guedes de Oliveira e pai de Heitor.

Thiago Morais de Almeida Lemes – Cidadania Muriaeense

Atualmente é tenente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, comandante do 4º Pelotão nas cidades de Miradouro e Vieiras, pertencentes ao Batalhão de Muriaé. Mestre em Direito, pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Gestão de Defesa Social, pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, e em Direito Constitucional, pela Universidade Gama Filho, formou-se em Direito pela Escola Superior Dom Hélder Câmara, em 2012.

Indicados pelo vereador Evandro Cheroso

José de Souza Rodrigues – Cidadania Honorária

Comerciante no bairro Santo Antônio, possui uma padaria desde 1981. Nasceu em 30 de setembro de 1943, em Cachoeira Alegre, começando a trabalhar aos 6 anos de idade, como ajudante na fazenda Bela Vista, em Muriaé, e estudando em Cachoeira Alegre. Veio para Muriaé aos 15 anos para trabalhar como ajudante de caminhão e aos dezenove anos conseguiu sua CNH, profissionalizando-se como caminhoneiro. Em 1970, constituiu família, casando-se com Uilma, com quem tem os filhos Fabiano e Lorena.

Júlio Cezar de Oliveira – Cidadania Honorária

Desde 2012 é proprietário da loja de material de construção Casa do Pedreiro no bairro Santo Antônio. Nascido em 29 de março de 1978, em Cachoeira Alegre, é filho de José Alves de Oliveira e Maria de Lourdes Alves de Oliveira. Começou a trabalhar cedo no comércio de um dos irmãos, proprietário do Mercadinho Santo Antônio, em Muriaé, para onde se mudou no ano de 1990, assumindo cargo de ajudante a gerente. Constituiu família, casando-se com Sandra Helena Vitor Marchese, com quem tem uma filha, Júlia.

Indicados pela vereadora Helena Carvalho

João Cruz Reis Filho – Cidadania Honorária

Servidor efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais nos anos de 2015 e 2016, tendo presidido o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura – CONSEAGRI, em 2016. Natural de Belo Horizonte, possui raízes familiares e afetivas em Miradouro e Viçosa. Graduado em Agronomia; mestre, doutor em Genética e Melhoramento e pós-doutor — todos, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Priscilla Barbuto Botelho Teixeira – Cidadania Honorária

Oftalmologista, é sócia-proprietária da Clínica Ocular Center. Formada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, fez residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal de Piedade, especializando-se na Escola Paulista de Medicina. Nascida em Ipatinga, é filha de Luiz Carlos Botelho e Ângela Barbuto Botelho. Veio pra Muriaé aos 9 anos, sendo hoje casada com Gustavo Tostes Dourado Teixeira, e mãe de Maria Fernanda, Ana Luiza e Gustavo.

Indicados pelo vereador Ivanir do Gaspar

Geraldo M. Magela Pereira – Honra ao Mérito

Contador, proprietário do escritório Gemape Contabilidade, atuou como secretário da Associação de Moradores do São Francisco por dois anos e tem grande participação nas atividades religiosas da Congregação São Francisco de Assis desde sua fundação. Muriaeense, nascido em 18 de novembro de 1950, é filho de Antônio Alves Pereira e Rosa Correa Pereira. Casado com Lúcia Helena Pereira há quarenta anos, é pai de Elaine, Thiago e Camila e avô de Lucas, Lara, Nicolle e Maria Fernanda.

Ronaldo Wilson Thomaz Peixoto – Honra ao Mérito

Assessor Administrativo no Demsur, onde atua em projetos de expansão e manutenção da autarquia. Membro da Igreja Presbiteriana, onde é professor de Escola Bíblica Dominical para jovens. Nasceu em 13 de novembro de 1976, em Muriaé. Filho de Wilson Francisco Peixoto e Zelinha Thomaz Peixoto, é casado com Simone de Castro Peixoto, com quem tem dois filhos: Pedro Vasco e Samira. Técnico em Contabilidade, iniciou a vida profissional aos 9 anos de idade, na antiga Mercearia Brasil, na Barra. Exerceu várias atividades, como a de representante comercial por 13 anos

Indicados pelo vereador Jair Abreu

Josefa Roque de Sousa – Cidadania Honorária

Conhecida carinhosamente como Zefa, aposentou-se na E.E. de Educação Especial Walter Vasconcelos, anexa à APAE, após 18 anos de serviços prestados com excelência e muito carinho neste educandário. Nascida em Assaré-CE, em 06 de janeiro de 1946, casou-se com João Severo de Amorim, já falecido, com quem teve 10 filhos. Veio para Muriaé com seu esposo em 1982, a procura de uma vida melhor e mais digna e aqui construiu uma bela história de vida.

Tânia Fernanda Albuquerque Carneiro – Cidadania Honorária

Foi secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) por muitos anos, onde dedicou-se fielmente aos micro e pequenos empresários de Muriaé e região, promovendo o crescimento da entidade no Município. Nascida em Goianá (PE), em 07 de novembro de 1963, é filha primogênita do casal Antônio Orôncio Carneiro e Zilda Albuquerque Carneiro. Formada em magistério, tendo trabalhado como alfabetizadora e bibliotecária, veio para Muriaé em 1984 onde se tornou referência da CDL local por muitos anos.

Indicados pelo vereador Sargento Joel

Carlos Henrique Alves da Silva – Cidadania Honorária

Foi o quarto deputado estadual mais votado em Muriaé na última eleição. Eleito para seu segundo mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Esportes. Já de volta à Assembleia, hoje é membro efetivo das comissões de Minas e Energia; de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Iniciou sua carreira pública como vereador, eleito por três mandatos em Belo Horizonte. Carioca, mas mora em Belo Horizonte há mais de 20 anos, é casado com Adailza e Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus

João Luiz Thurler Secunho – Honra ao Mérito

Produtor rural proprietário das Fazendas Ribeirão Vermelho, Boa Vista e Nova Esperança, todas, situadas em Vermelho, é um grande benfeitor do distrito de Vermelho. Fez várias doações em benefício do distrito e de sua população, como a dos terrenos para a UBS e para a Quadra Poliesportiva e dois poços artesianos que abastecem Vermelho e o Residencial Nova Muriaé. Nascido em 26 de dezembro de 1959, na zona rural de Vermelho, é filho de Antônio Pinto Coelho Secunho e de Haydee Thurler Secunho. Casado com Maria José de Castro Secunho, é pai de Haydee e Antônio.

Indicados pelo vereador Dr. José Carlos

Jorge Ferreira Rodrigues – Honra ao Mérito

Formado em Odontologia na UFJF, atua como cirurgião dentista desde 1980. Dirige a Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Brasileira de Odontologia, onde são realizados procedimentos de alta complexidade para toda a população. Também é coordenador da Pós Graduação em Ortodontia da Escola Mineira de Odontologia, em Belo Horizonte, e da Pós Odonto da Faculdade Suprema, de Juiz de Fora. É conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, tendo nascido em Muriaé em 1953. É casado com Neusa Maria Dutra Rodrigues e pai de Ernesto, Clarissa e Isadora.

Raphael Barreto Campos – Cidadania Muriaeense

Médico, formado pela Faculdade de Medicina Souza Marques, fez residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Central da Marinha Marcilio Dias. Há 12 anos retornou para Muriaé, aonde exerce a Cirurgia Plástica em todos os hospitais da cidade. É casado com Ana Flavia Araújo Lopes Campos há 18 anos, com quem tem três filhos: Lucas, Gabriel e Maria Laura. Filho de Mauricio de Abreu Lima Campos e Maria do Carmo Barreto Campos, nasceu em 12 de abril de 1977, na cidade do Rio de Janeiro.

Indicados pelo vereador Prof. Júlio Simbra

Américo Antônio da Silva Cabral – Cidadania Honorária

Ingressou na PRF em 1994 e em 1995 assumiu Chefia do Núcleo Administrativo da Delegacia 4/07, que abrange Leopoldina, Muriaé e Fervedouro. Como profissional de Inteligência, capacitado pela ABIN, participou de missões em diversos Estados entre 2002 e 2008. Em 21 de abril de 2012, foi nomeado Inspetor Chefe da 7ª Delegacia da PRF, com abrangência em Muriaé e região, cargo que exerceu por 6 anos até aposentar-se em maio de 2018. Filho de Francisco de Barros Cabral e Maria Expedita da Silva Cabral, nasceu em Leopoldina, onde se formou em Ciências Contábeis na UNIPAC.

Jorge de Souza Montes – Honra ao Mérito

Servidor público municipal desde 1973, foi responsável pelo viveiro de mudas, que inicialmente estava instalado no Almoxarifado Municipal e, com a criação do Parque Municipal Guido Marliére e a transferência do viveiro para o novo local, foi promovido a encarregado do Horto Florestal em 1986, permanecendo até 1993, quando se aposentou. Casado com Maria Aparecida de Resende Montes, com quem teve 3 filhos (Celia, Antônio Carlos e Celma), nasceu em 12 de fevereiro de 1933, em Argirita, sendo filho de Olivia Olinda de Souza e Placides Balbino Montes.

Indicados pelo vereador Maycon do Zim

Maria Vitorina Martins Assis – Honra ao Mérito

Moradora do bairro São Pedro desde 1974, tem sua vida voltada à família e à igreja Católica, onde foi Ministra da Eucaristia e Ministra da Palavra. Ativa na comunidade, está sempre disposta a ajudar a quem precisa. Nasceu em 26 de fevereiro de 1941, na zona rural Retiro Campo Formoso, em Muriaé. Casou-se com Francisco Alves de Assis Filho, com quem teve 7 filhos: Maria Lúcia, Maria Aparecida, Maria do Carmo, Francisco, Paulo, José e Geraldo.

Ricardo Cadête Spínola – Cidadania Honorária

Procurador Geral da Câmara de Cataguases, já trabalhou no jurídico da Prefeitura de Santana de Cataguases e como Procurador da Prefeitura de Laranjal. Atua como advogado há quase 20 anos em Cataguases, atendendo clientes de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Santana de Cataguases, Miraí, Juiz de Fora, Leopoldina e Muriaé. Foi Presidente da OAB/Jovem, Conselheiro Seccional e Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados. Filho de Marcos Spínola e de Dalila Maria Cadête, nasceu em São José dos Campos (SP), em 09 de dezembro de 1973. É pai de Marcos Spínola Neto.

Indicados pela vereadora Miriam Facchini

Maria da Consolação Tanus Pampolini Freitas – Honra ao Mérito

Diretora Geral da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, desde 2016, começou a trabalhar nesta instituição em 2006 no cargo de Analista Técnico Jurídico. Bacharel em direito pela Universidade Nova Iguaçu, possui ainda pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Veiga de Almeida. Em sua trajetória profissional, também foi presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC/Muriaé. Filha de Wilson Righi Pampolini e Selma Tanus Xaia Pampoloni, é casada com Frederico Costa Goulart de Freitas com quem tem 3 filhos e 4 netos.

Nádia Maria Alvim – Cidadania Honorária

Servidora da Prefeitura de Muriaé com 26 anos de trabalho prestado ao município, também já atuou em vários serviços na área pública estadual e municipal em Belo Horizonte. Nascida em Palma, Minas Gerais, onde permaneceu com os pais Elza e Wellington de Paula Alvim até a sua adolescência, estudou em Juiz de Fora e Belo Horizonte, onde concluiu seu ensino superior.

Indicados pelo vereador Lelei

José Antônio Carneiro – Cidadania Honorária

Diretor da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, é professor habilitado em matemática pela Faculdade Santa Marcelina, com pós graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi secretário da E. E. Pedro Vicente de Freitas, coordenador da Creche Municipal e presidente do Conselho de Desenvolvimento Sócio Econômico de Belisário por 3 mandatos. Nasceu em 10 de abril de 1976, em Rosário da Limeira. Filho de José Maria Carneiro e Maria Eliza Falco Carneiro, é casado com Miriam Martins Calais Carneiro e tem 3 filhos: Victor, Sarah e Davi.

José Domingos Dias – Honra ao Mérito

Desde que chegou à Belisário é atuante, especialmente na Igreja Católica. Sua marca registrada é a simpatia e o auto astral, por isso, sua participação é sempre relevante nas festividades locais. Foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Sócio Econômico de Belisário e da Rádio Comunitária Itajuru. Nascido aos 21 de novembro de 1963, na Fazenda da Onça, em Miradouro, mora em Belisário desde o ano 2000. Casou-se com Terezinha de Jesus, com quem teve três filhas: Carolina, Isabel e Esmeralda

Indicados pelo vereador Ciso

Ismar Dóris Gerônimo – Honra ao Mérito

Após trabalhar durante sete anos no laboratório do Hospital São Paulo, como auxiliar de laboratório, ingressou em 2011 para Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, já promovido a cabo, presta relevantes serviços à segurança pública na região, tendo participado da mega operação policial Górgona que atuou na divisa de Minas, entre Itaperuna e Muriaé, resultando na prisão de vários criminosos. Nasceu em Muriaé, em 25 de agosto de 1981. Filho de Geraldo Gerônimo e Maria Dóris Gerônimo, é casado com Viviane Aparecida de Assis Gerônimo e pai de Isabela e Ismar Jr.

Marcos Antônio Gonçalves – Cidadania Honorária

Obreiro da Igreja Universal realiza trabalhos voluntários, como o apoio a presos e seus familiares, com distribuição de kits higiene, realização de café da manhã mensal aos familiares em visita aos detentos, promovendo a sociabilização por meio da palavra de Deus, assim como faz nas comunidades, levando prestação de serviços aos carentes. Trabalha como vigia na Prefeitura, após aprovação em concurso público. Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de novembro de 1969. Filho de José Gonçalves Filho e Irany Miranda Gonçalves é casado com Maria Aparecida Silva Gonçalves, pai de Kamila e Kaylayne.

Indicados pelo prefeito Grego

Jackeliny Ferreira Rangel – Cidadania Honorária

Desde 2007, Promotora na Comarca de Muriaé. Exerce a Curadoria da Infância e Juventude (Infracional), atuando nas execuções penais, na fiscalização de estabelecimentos prisionais e no Tribunal do Júri. É coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO/Muriaé. Em dezembro de 2016, concluiu pós-graduação lato sensu em Gestão em Segurança Pública. Nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em 09 de setembro de 1980. Filha de Genésio de Souza Rangel e Sandra Aparecida Teles Ferreira Rangel, é casada com João Baptista Paes Rangel.

Jorge Batista do Nascimento – Cidadania Honorária

Conhecido como Jorge Luiz, apresenta o Programa Manhã da Muriaé, na Rádio Muriaé. Radialista desde 1969, quando iniciou sua carreira na Rádio Cultura de Porto Novo, hoje Rádio CPN, em Além Paraíba. Passou por várias emissoras em Minas e no estado do Rio, sendo, por 20 anos, comunicador do Sistema Globo de Rádio, atuando em todas as emissoras do Sistema no Brasil. Também atuou como comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo. É pesquisador cultural, produtor musical e compositor, tendo participações no teatro, como co-fundador do Grupo Luzes da Ribalta.

Indicados pela Presidência da Câmara

Mérito Legislativo

João Batista Cândido Ribeiro

Mais conhecido como João Fiscal, foi vereador por 3 mandatos. Em 2005, foi presidente da Câmara e fez parte das comissões mais importantes. É autor de diversos projetos, tendo como os mais relevantes o que beneficia com a isenção do IPTU viúvas (os) que ganham até três salários mínimos e o do Ginásio Poliesportivo na Praça do Trabalhador, na Barra. Também foi o primeiro presidente da Câmara a devolver ao final de seu mandato recursos ao Município para serem revestidos em obras (cerca de R$ 500 mil). Nasceu em Recreio, em 1952 e veio para Muriaé em 1967. Casado com Zélia Mazzini Ribeiro, tem três filhos (Lavínia, Felipe e Esther) e três netos (Lucas, Helena e Maria Valentina). Começou a trabalhar ainda garoto no Rodoviário Líder, como office boy. Logo depois, passou para a Líder Transporte Coletivo onde exerceu a função de gerente por 13 anos. Em 1982, a empresa foi vendida para O Coletivos Muriaeense, onde passou a ser gerente administrativo financeiro, cargo que exerceu durante 33 anos.

Mérito Legislativo In Memoriam

Telmo Braga

Incentivado pelos próprios moradores, resolveu entrar para a política, a fim de defender os interesses da população no Poder Legislativo. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1992 conquistando 4 mandatos na Câmara, sempre com as maiores votações do município. Foi presidente por 2 mandatos e deixou um grande legado de realizações e projetos de leis. Faleceu precocemente, em 2015, vítima de infarto. Nasceu em São João do Manhuaçu, em 10 de novembro de 1949. Filho do caminhoneiro Eduardo Braga e da dona de casa Nélia de Araújo Braga, ainda jovem, começou a acompanhar o pai nas estradas, como ajudante de caminhoneiro. Com suas economias, rapidamente comprou seu próprio caminhão e iniciou suas viagens pelo Brasil a fora. Aos 22 anos de idade, casou-se com Ana Amélia da Silva Braga. Da união do casal, nasceram cinco filhos: Telmo, Luciana, Telma, Fábio e Márcio. Ao 28 anos, em 1977, a família se mudou para Muriaé, onde montou sua primeira empresa de reforma de caminhões, no bairro Gaspar.

Comenda Martins da Costa

Abraão José de Paula

Formou-se em Técnico de Contabilidade e Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense, de Niterói, Rio de Janeiro. Consolidou sou carreira profissional na Empresa Técnica de Construções Ltda – EMTEC, que possui 5 mil funcionários em trabalhos itinerantes. Prestou serviços aos governos de Estados e administrações municipais, com construção de estradas, habitações, presídios e outros. Nascido na zona rural da cidade de Palma, em 22 de fevereiro de 1958, é filho de Sebastião Gabriel de Paula e Dalva Oliveira de Paula. Acometido de poliomielite aos 5 anos e com falecimento prematuro de sua mãe aos 32 anos, enfrentou desde cedo grandes desafios. Casou-se, tendo dois filhos: Thales e Bárbara. Considerando-se, hoje, melhor preparado, sente-se no dever cívico e ideológico de fornecer esclarecimento e encaminhamento às pessoas pouco informadas, a fim de alcançar seus direitos constitucionais em diversas áreas.

Adilson Rodrigues Pereira

Bancário, começou a trabalhar no Banco Nacional em 1960, sendo transferido para Muriaé em 1973. Exerceu funções de escriturário, caixa, tesoureiro, subgerente, dentre outras e, em 1995, ingressou na rede Unibanco por ocasião da fusão deste com o Banco Nacional – hoje Itaú. Em 1992, ingressou na diretoria do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Muriaé e Região, onde exerceu vários cargos, tornando-se presidente, eleito por três mandatos. Diretor do Clube Social e Recreativo dos Bancários de Muriaé, possui participação ativa junto as entidades filantrópicas do município. É Conselheiro de Diretores Regionais da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Cidadão Honorário de Muriaé desde 2001, nasceu em 25 de março de 1940, em Tocantins (MG). Filho de João Rodrigues Pereira e Cecília Miranda Pereira, é casado com a professora Marli Dias de Carvalho Pereira e pai de Daniel e Flávia.

Anderson de Oliveira Silva

Incorporado à PMMG de Juiz de Fora, em 03 de Fevereiro de 1992, no 2º BPM, onde atuou por 15 anos na antiga Companhia de Choque, hoje, atual 4º Companhia de Missões Especiais. Foi transferido para Muriaé em 2007, onde permanece até hoje. Soldado formado em 1992, tornou-se cabo em 2003 e sargento em 2013. Atuou em diversas áreas na Policia Militar: Rotam, Choque, Tático Móvel e Rocca. Detentor de vários cursos de especialização realizado pela PM, entre eles, destacam-se operações policiais, polícia comunitária, direitos humanos e gerenciamento de crise, instrutor de adestramento, condutor de cães, faro de drogas e explosivos de cães de rocca. Atualmente, é diretor regional de Muriaé da Associação dos Praças da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Minas Gerais (ASPRA-PMBM). Nasceu em 20 de abril de 1972, em Juiz de Fora. Filho de Jose Ribeiro da Silva e Dalva de Oliveira Silva, é casado com Cirlene de Oliveira Alamino, e pai de Gustavo e Paola.

André Carvalho da Silva

Primeiro tenente da PMMG, possui graduação em Ciências Militares e em Ciências Sociais. Ingressou na polícia em 2004 pelo curso de formação de oficiais – Academia de Polícia Militar, sendo declarado aspirante a oficial no ano de 2008. Desenvolveu atividades profissionais na Polícia Militar Rodoviária no município de Curvelo, entre 2008 e 2010; no Batalhão de Polícia de Choque de Belo Horizonte, entre 2010 e 2012; no Batalhão de Polícia Rodoviária também de Belo Horizonte entre 2012 e 2013; na sexta Companhia de PM Independente, em Leopoldina, Cataguases e Miraí, entre 2013 e 2018. É o atual comandante da 76ª Companhia PM do 47º Batalhão de Polícia Militar de Muriaé. Natural do Rio de Janeiro, possui 34 anos e é casado com Nathalia Rocha de Almeida Santos, com quem tem um casal de filhos.

Fábio Rodrigues Lauriano

Promotor de Justiça aprovado em concurso público do Ministério Público (MG) em 1997. Graduado em direito pela UFJF, nasceu em 2 de fevereiro de 1971. É filho de Maria Ruth Lauriano e Pedro Lauriano Netto.

Sandro Henrique Oliveira Muguet

Integra a PMMG desde 1994. Em 1997, tornou-se 3º sargento, em Belo Horizonte, tendo comandado diversos municípios até 2003, quando veio para Patrocínio do Muriaé (47º BPM). Graduou-se em direito pela Universidade Iguaçu (2003). Tornou-se 2º sargento, em 2007 e foi diretamente responsável pela 1ª apreensão de êxtase na área da Polícia Militar em Muriaé. Participou da implantação do 47º BPM, onde exerceu suas atividades na seção de planejamento e emprego operacional e na assessoria de comunicação organizacional. Foi responsável direto pela coordenadoria geral da Sala de Operações deste, tendo feito vários cursos que lhe credenciaram como docente na implantação do boletim de ocorrência digital e do sistema web de atendimento 190 na unidade. Em 2012, foi promovido a 1º sargento e atualmente exerce a função de comandante do Policiamento da Unidade. Nasceu em Nova Iguaçu (RJ), é filho de Wilson Muguet e Sonia Mª Oliveira Muguet, e casado com Marta Aparecida Nunes Vieira Muguet.

Sérgio Dias Henriques

Em 2002, assumiu a incumbência de estruturar toda força de trabalho da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé. Uma instituição que virou referência no atendimento oncológico para o Estado, principalmente pela qualidade e humanização na assistência aos seus pacientes. Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, é pós-graduado em Gestão Hospitalar e Saúde Pública pela São Camilo (SP) e em Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela UFJF. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer e da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. Atuou como Administrador Hospitalar na Sociedade Beneficente São Camilo e no Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, administrando vários hospitais, inclusive Hospital São Paulo, por mais de 6 anos. Nasceu em Santa Mercedes (SP), em 07 de julho de 1964. Filho de Antônio Henriques Junior e Carmen Dias Henriques.

Fonte: CMM

Confira também

Prefeitura de Muriaé modifica lei que regulamenta a utilização dos cemitérios municipais

Dentre os projetos discutidos e votados na sessão dessa terça-feira (13) da Câmara Municipal de …

Um comentário

  1. A descrição deveria conter apenas em que contribuíram com a cidade. De alguns, sobraria pouco ou quase nada… Ser casado, pai de X filhos, trabalhar direito, ser da Igreja Y (O Estado é laico) ou ter comércio na cidade é bem irrelevante… sinto certa preguiça em pesquisarem quem realmente merece. Se não há quem indicar, não inventem, apenas não indiquem, porque corre o serio risco de cair no descrédito. Não pode existir indicação por obrigação…acontece isso ai…. :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *