Governo de Minas inicia encontros regionais para discutir o futuro da agricultura

Guia Muriaé no WhatsApp

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) irá realizar a partir da próxima semana uma série de encontros regionais com o objetivo de debater os novos desafios do setor. Após os encontros, será elaborada uma agenda estratégica, que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030. Serão sete encontros pelo Estado. O primeiro será em Uberaba, no dia 18, com a presença das lideranças do agronegócio do Triângulo Mineiro.

Os outros encontros serão promovidos no dia 19 em Unaí (Noroeste e Alto Paranaíba); dia 21 em Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri); dia 24 em Montes Claros (Norte); dia 25 em Governador Valadares (Vale do Rio Doce e Zona da Mata); dia 26 em Divinópolis (Centro-Oeste); e dia 27 em Alfenas (Sul). Todas as reuniões serão coordenadas pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva. “É hora de ver o que avançou depois do diagnóstico feito pelo governo em 2003 e identificar os gargalos que devem ser superados nos próximos 16 anos, com ações para o desenvolvimento sustentável do setor em Minas Gerais”, explica o secretário.

Para nortear as discussões no interior do Estado para a construção da agenda estratégica até 2030, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento elaborou uma pauta de discussões que reúne os cinco principais desafios para a humanidade nas próximas décadas, e que estão diretamente relacionados com a agricultura: pobreza, produção de alimentos, meio ambiente, recursos hídricos e energia. Estas questões estão entre os maiores desafios da humanidade relacionados pelo ganhador do prêmio Nobel de Química, Alan MacDiarmid.

“Além de ouvir os representantes da agricultura e pecuária no Estado – produtores, técnicos, pesquisadores e entidades do setor – a Seapa está consultando também o Ministério da Agricultura, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário”, acrescenta Zé Silva. “Essa troca de informações é indispensável, porque as ações da agenda até 2030 devem ser integradas às políticas nacionais para o setor.”

Agenda de Encontros Regionais – Fevereiro/2014:

– Uberaba (Triângulo) – dia 18
– Unaí (Noroeste e Alto Paranaíba) dia 19
– Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri) – dia 21
– Montes Claros (Norte) – dia 24
– Governador Valadares (Vale do Rio Doce e Zona da Mata) – dia 25
– Divinópolis (Centro e Centro-Oeste) – dia 26
– Alfenas (Sul) – dia 27.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo