Servidores que trabalham na Farmácia Municipal de Muriaé poderão receber adicional de insalubridade

Guia Muriaé no WhatsApp

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que autoriza o município a conceder adicional de insalubridade aos servidores públicos que trabalham na Farmácia Municipal de Muriaé.

De acordo com o projeto, de autoria do vereador Jair Abreu (PT), o Poder Executivo Municipal, através de uma vistoria técnica, ficará responsável por determinar o grau de insalubridade a que cada servidor terá direito. Segundo o projeto, os procedimentos necessários para a concessão do adicional de insalubridade ao servidor deverão ser regulamentos pela Prefeitura de Muriaé no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Estes servidores, em sua maioria, exercem suas atividades todos os dias, pelo período de 8 horas, com atendimento ao público, de pé, atendendo entre 300 a 1.000 pessoas por dia, oriundas de todas as unidades de saúde da cidade, dentre elas muitos portadores de doenças infectocontagiosas, tais como tuberculose, hepatite e gripe H1N1, além de liberarem medicamentos como Tamiflu (para influenza), Talidomida (para hanseníase), entre outros.

Segundo o vereador Jair Abreu, muitas vezes tais servidores estão em contato direto com pacientes sem qualquer proteção para a preservação de saúde, aferindo a pressão arterial quando solicitados, e os mesmos também fazem o descarte manual de medicamentos vencidos, retirando-os das cartelas, o que os expõe diretamente a estes produtos.

O vereador ainda cita a falta de equipamentos adequados para os servidores digitadores, que trabalham com postura incorreta, sem apoio de braços e punhos, com cadeiras desconfortáveis e prejudiciais à saúde como um todo. Outro fato que ele chama a atenção é quanto o prédio da Farmácia Municipal de Muriaé, localizada na Rua Benedito Valadares, 398, bairro Barra, que não possuí isolamento do atendimento, ficando com as portas totalmente abertas e os servidores expostos a ruídos provenientes do intenso trânsito da rua, podendo gerar danos à audição, e ainda há muita poeira no local, provocando alergia, dor de cabeça e outros sintomas prejudiciais à saúde dos servidores.

A proposição foi protocolada e aguarda a inclusão na ordem do dia.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo