Vereadores aprovam obrigatoriedade de kits de primeiros socorros em academias de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé retornou nessa terça-feira (7) do recesso parlamentar com uma sessão que contou com a presença de todos os vereadores.

Os projetos que entraram na Casa durante o recesso foram colocados em pauta pelo presidente Ademar Camerino (PROS), sendo discutidos e aprovados sete projetos.

Dentre as propostas aprovadas, destacam-se o do vereador Dr. José Carlos (PSB), que dispõe sobre a assistência a comunidade LGBT na área de saúde, e o da vereadora Miriam Facchini (PSDB), que trata da obrigatoriedade de se ter, em local visível e adequado, kits de primeiros socorros nos estabelecimentos que exercem atividades econômicas de ginásticas, musculação e afins.

Durante a sessão, duas moções de congratulações e aplausos também foram entregues e foi discutida a realização de uma Audiência Pública sobre o Hospital São Paulo.

Treinamento dos profissionais de saúde para atender população LGBT

O projeto do vereador Dr. José Carlos, aprovado por 9 votos a favor e 6 votos contrários, dispõe sobre assistência a comunidade LGBT na área de Saúde.

Para tanto, prevê treinamento dos profissionais de Saúde na Rede SUS (médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, etc) para atendimento a Comunidade LGBT em Muriaé.

O projeto estabelece ainda que o treinamento seja realizado por docentes com experiência na área de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé e a identificação dos assistidos será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Profissional da área de saúde, o médico e vereador autor do projeto, acredita que o treinamento para lidar com esse grupo específico será muito importante para os próprios profissionais, como também e, principalmente, para os pacientes LGBT. Ele enfatiza que se baseia na Constituição que em seu artigo 1º repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito.

Kits básicos primeiros socorros serão obrigatórios em academias de ginásticas

Segundo o projeto da vereadora Miriam Facchini, aprovado por todos os vereadores na sessão, todos os estabelecimentos que atuam com atividades econômicas de ginásticas, musculação e afins no município terão que ter em local visível e adequado kits básicos de primeiros socorros durante todo seu período de funcionamento.

De acordo com a vereadora, a academia é um local que inspira saúde e bem-estar, entretanto, podem ocorrer pequenos acidentes no exercício das atividades, sendo comum no dia a dia as ocorrências de pequenas contusões, câimbras, escoriações, queda de pressão e entorses e tonteiras.

Certa de que todos os estabelecimentos devem ter um profissional de educação física em todo o período de funcionamento e que estes possuem treinamento adequado para realizar os primeiros socorros, segundo a vereadora a disponibilização dos kits podem proporcionar agilidade, gerando eficiência no primeiro atendimento aos clientes.

A lei estipula que cada kit deva possuir seis pares de luvas de procedimento, cinco pacotes de gaze, sendo três do tamanho médio e dois de gaze do tamanho grande, três ataduras, uma tesoura sem ponta, um termômetro, uma caixa de curativos adesivos, um rolo de esparadrapo, um rolo de fita micro porosa, uma manta térmica aluminizada, um frasco de soro fisiológico 250 mil, uma pinça, dez hastes flexíveis com pontas de algodão, uma bolsa térmica gel para compressas quentes ou frias, um aparelho aferidor de pressão digital e um algodão.

Moções de Congratulações e Aplausos

Durante a sessão, foram entregues duas Moções de Congratulações e Aplausos. Uma do vereador Celsinho (DEM) à Son Taekon-Do Clube e a Escola Dragão Vermelho de Artes Marciais, recebidos pelo Grão Mestre Edson B. Silva, mais conhecido como Son, e o mestre Adalto Luiz Afonso em função dos serviços de socialização, respeito, disciplina e competência que presta ao distrito de Vermelho e a toda Muriaé.

A outra dos vereadores Dr. José Carlos e Celsinho ao vice-prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira foi proposta como forma de agradecer a dedicação, o respeito e o profissionalismo desse importante servidor, que vêm há 37 anos prestando serviços como pediatra em Muriaé, tornando-se uma referência na área. Esta Moção foi extensiva a todos os profissionais desta área de Muriaé em comemoração ao Dia do Pediatra, comemorado em 27 de julho.

Audiência pública sobre o HSP

Ainda foi muito discutida a realização de uma audiência pública para tratar exclusivamente da situação do Hospital São Paulo e do pronto socorre desta instituição.

Os vereadores acreditam que se torna necessário reuni representantes do HSP, dos organismos públicos municipais e estaduais, de entidades diversas e profissionais de saúde para um esclarecimento sobre a real situação dos atendimentos desta instituição e a busca de soluções para vários problemas enfrentados por ela.

A realização da audiência foi aprovada em plenário, ficando a cargo da presidência definir uma data adequada para que ocorra.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo