A foz do Rio Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Rio Muriaé

Para onde será que vai toda a água dos rios?

Como a água flui de acordo com a lei da gravidade, a tendência é que ela sempre corra em direção ao mar. Mas isto nem sempre ocorre. Como já citamos, muitos rios podem ter sua foz ou desembocadura em outro rio (tornam-se afluentes), numa represa artificial, num açude, num lago ou até mesmo ter sua água infiltrada em terrenos permeáveis, como o caso de rios que chegam a regiões arenosas como os desertos.

Mesmo os rios que desembocam em um mar não têm toda sua água despejada nele. Parte dela evapora e, antes de chegar ao mar, transforma- se em nuvens e, posteriormente, em chuva.

Estuário ou Delta

Quando um rio tem sua foz no mar, esta pode assumir as formas de estuário ou delta. O estuário mantém a forma simples do rio, como um canal. O delta é quando o rio assume uma formação em rede, incluindo várias ilhas.

O mais comum é vermos as desembocaduras em forma de estuários. A formação de deltas requer um conjunto de condições como, por exemplo, a pequena profundidade da foz e a ausência de fortes correntes marítimas próximo a ela.

No Brasil, o maior delta é o do rio Parnaíba cuja foz está localizada no Estado do Maranhão. O rio Amazonas apresenta uma foz mista: delta em uma parte e estuário em outra. Alguns autores afirmam que o maior delta do mundo é o do rio Nilo, na África, enquanto outros afirmam ser o do Rio Ganges, em Bangladesh.

Muriaé deságua no Paraíba do Sul

O rio Muriaé tem sua foz no rio Paraíba do Sul. É, portanto, seu afluente à margem esquerda. A confluência entre o Muriaé e o Paraíba do Sul fica localizada dentro do município de Campos dos Goytacazes, a cerca de 9 Km da sede do município.

Fonte: Rio Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo