Home / Notícias / Variedades / Como o código universal de produto ajuda nas vendas

Como o código universal de produto ajuda nas vendas

Está buscando mais informações sobre o que é o código universal de produto, acertei? Se sim, aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre este código!

Muitos marketplaces solicitam ao empreendedor o código universal de produto e isto não ocorre à toa. O código universal de produto é fundamental para otimizar e melhorar todas as etapas das vendas online, proporcionando assim, a satisfação completa dos clientes.

Sem o código universal de produto muitas etapas desde o recebimento dos produtos pelos fornecedores até a entrega deles para os consumidores finais seriam demoradas e bem mais trabalhosas.




Então, selecionamos aqui para você as informações sobre como o código universal de produto ajuda nas vendas! Aproveite para entender mais sobre o que é o código de barras, sua importância e como ele pode melhorar os resultados de sua empresa!

Código de barras: o que é, qual é a sua importância?

O código de barras está muito presente na vida de toda a população através dos produtos que são vendidos no comércio. Seja nas lojas físicas ou virtuais, ele é fundamental para facilitar os processos de logística e vendas.




Ele é composto por um conjunto numérico e gráfico único que funcionam como a identidade do produto. Através dele é possível acessar informações sobre o tipo, características e lote das mercadorias.

A utilização do código de barras no setor logístico é extremamente importante, pois com ele a empresa aumenta a rastreabilidade sobre os itens que serão comercializados. Além disso, ele possibilita um maior controle para melhorar toda a parte de gerenciamento de estoque.




Com o código de barras presente nos processos logísticos é possível registrar cada produto que entra e cada produto que sai do estoque. Sendo assim, a empresa economiza tempo e custos referentes a falhas que o processo manual poderia proporcionar.

Os consumidores ao depararem-se com um produto vendido com código de barras, podem ter acesso fácil ao preço exato deles. E o código de barras facilita a vida de todos ao tornar o processo de identificação do produto no caixa mais otimizado.

Sem o código de barras o tempo de espera em uma fila de um estabelecimento comercial seria muito maior e, com isso, os consumidores ficariam bem mais insatisfeitos. Muitos deles poderiam, inclusive, desistir de comprar em sua loja.

Portanto, o código de barras ou, código único, é indispensável! Ele é muito importante não só para as empresas, mas também, para todos os consumidores, pois melhora a experiência de compra!

Código universal de produto

Agora vamos nos aprofundar especificamente no código universal de produto. Entenda a seguir o que é e qual a importância deste código! Acompanhe!

O que é o código universal de produto?

O código universal de produto é um código numérico que funciona perfeitamente para a identificação dos produtos. Ele pode ser EAN ou UPC, sendo que EAN significa European Article Number, e UPC significa Universal Product Code.

A diferença entre estes dois códigos é que o UPC apresenta 12 números e sua utilização acontece principalmente no Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Já o EAN possui 13 números e sua utilização ocorre em todo o mundo.

O EAN é um código universal de produto responsável por quase todos os itens que são comercializáveis dentro dos sistemas de atacado e varejo. Com ele, é possível gerar um código de barras que facilita bastante a gestão do produto.

Quando sua empresa solicita o código de barras para seus produtos, pode pedir ambos os padrões de código universal de produto. Assim, ao finalizar o processo seus produtos terão o código universal de produto EAN e UPC.

Qual a importância do código universal de produto?

Se você tem um comércio que opera em lojas físicas, o código universal de produto contribuirá imensamente para melhorar suas vendas e atendimento. Com ele, você facilitará a leitura de dados e informações sobre seus produtos.

Dessa forma, seu atendimento será mais rápido e prático. Confira abaixo as vantagens da implementação e utilização do código universal de produto:

* Maior gerenciamento, inclusive, remoto
* Precisão nas informações
* Agilidade na captação de dados
* Atualização em tempo real
* Rapidez no atendimento
* Velocidade em todas as operações referentes aos seus produtos
* Redução de custos devido à economia de tempo e diminuição de falhas
* Melhoria no atendimento aos consumidores

Então, ao conhecer todas estas vantagens é possível identificar a importância do código universal de produtos para a sua empresa!

Mas, afinal, o código universal de produtos pode mesmo aumentar minhas vendas?

A resposta é sim, o código universal de produtos pode melhorar bastante as vendas de sua empresa e ajudá-lo a alcançar suas metas e objetivos!

Qualquer empresa que atua no comércio depende de clientes satisfeitos para que eles continuem comprando em sua loja. E, com o código único e universal, os clientes tendem a ser atendidos de forma mais rápida e eficiente, aumentando o grau de satisfação deles.

Sendo assim, com os consumidores mais felizes em comprar em sua loja, a possibilidade deles voltarem para comprar mais é bem maior.

E os clientes satisfeitos com o atendimento também contribuem para a boa reputação de sua empresa, outro fator que pode aumentar suas vendas!

Como implantar o código universal de produto em sua empresa?

Existem duas formas de implantar o código em sua empresa, há a possibilidade de comprar um sistema e gerar seu próprio código. O EAN pode ser registrado através da Associação Brasileira de Automação, pois ela que atribui a licença de códigos para itens comerciais.

Já para fazer o registro da UPC é necessário primeiro obter um prefixo para a sua empresa. Com o prefixo empresa em suas mãos, um acesso a uma ferramenta online é emitido que permite a criação e gestão do código de barra de seus produtos.

Cada variação de produto que você comercializará em sua empresa precisa de um código de barras único. É importante receber junto com o seu código o certificado de autenticidade dele.

Por isso, antes de escolher uma empresa para comprar seu código de barras, verifique se ela oferece a certificação. Além disso, é ideal que ela disponibilize o arquivo em diferentes opções de formatos como JPG e TIFF, por exemplo.

Confira também

Como vender mais e melhor com uma loja virtual

Está procurando dicas de como abrir uma loja virtual, atrair mais cliente e, consequentemente, aumentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *