A importância do Rio Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Mina d'água em Patrocínio do Muriaé

Rio pra beber

Com o passar dos anos, os rios vêm assumindo cada vez maior importância para a população. É geralmente dos rios que a água é retirada para tratamento e conduzida por dutos às indústrias, estabelecimentos comerciais e residências para consumo humano e animal. No caso de Itaperuna este serviço é feito pela CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto) que retira gratuitamente a água do rio Muriaé, trata e vende. No caso de Itaperuna, o esgoto é de responsabilidade do Município, que repassou à CEDAE somente a parte boa do negócio.

Rio pra pescar

O Rio Muriaé é também importante para a atividade da pesca. Existem centenas de famílias que sobrevivem da pesca em nosso rio. A ONG Puris de Ecologia participou, juntamente com o SEBRAE, da organização de uma associação de pescadores em Aré. Estas associações são importantes, porque auxiliam os pescadores a obterem sua profissionalização. Além disto, promovem a conscientização quanto à necessidade de proteção do rio. Os pescadores passam também a auxiliar no combate à pesca predatória, que é feita com uso de bombas, redes, paris e a pesca em período de proibição.

Rio elétrico

O rio também é importante para a produção de energia elétrica através de hidrelétricas. No caso do Rio Muriaé, há uma hidrelétrica instalada próximo ao município de Miraí em Minas Gerais onde nasce o rio. Esta hidrelétrica se chama Miguel Ferreira e abastece a cidade de Miraí.

Rio escada para peixe

Há outra hidrelétrica, hoje desativada, no município de Itaperuna no distrito de Venâncio. Esta hidrelétrica usa uma barragem que impede a subida dos peixes para reprodução. Todos os anos é muito comum a pesca predatória naquele lugar, pois centenas de peixes ficam encalhados em um pequeno espaço, facilitando a pesca com redes e tarrafas. Há a necessidade urgente de construção de uma “escada de peixe” para permitir que os peixes subam, e assim continuem a migração para fecundação e reprodução nas partes mais altas do rio – uma importante função dos rios.

Rio ecoturismo

Ainda no município de Itaperuna observamos a instalação do negócio de ecoturismo e lazer junto à margem do rio. O empreendimento Vale Campestre é instalado no distrito de Venâncio e utiliza uma embarcação de passeio pelo rio como uma de suas atividades.

Rio irrigação

A irrigação vem sendo intensamente utilizada nas plantações como as de tomate e, mais recentemente, a instalação do programa Fruticultura explorando cada vez mais nossos recursos hídricos para o agro negócio.

Muitos rios são ainda intensamente utilizados para o transporte de carga e passageiros, o que não é o caso do Rio Muriaé. Sua parte navegável inicia abaixo de Cardoso Moreira e já foi muito utilizada outrora. Hoje as estradas vieram a suprir esta necessidade.

Fonte: Rio Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo