Home / Notícias / Variedades / Incentivo à bicicleta é destaque no Dia Mundial sem Carro

Incentivo à bicicleta é destaque no Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro é uma iniciativa para dar visibilidade e estimular reflexões sobre os modelos de deslocamento e transporte de pessoas. Em Brasília, o uso da bicicleta é incentivado como uma das soluções para resolver os problemas de mobilidade e de estacionamento no Plano Piloto, área central da cidade.

Hoje (22), os movimentos Rodas da Paz e Nossa Brasília promoveram, no Setor Comercial Sul da capital, um Vaga Viva, intervenção urbana que se propõe a debater os usos que o espaço urbano pode ter.




“Uma vaga é um espaço de dez metros quadrados, que fica ocioso o dia inteiro, com um carro que transportou apenas uma pessoa para seu local de trabalho. A ideia é mostrar que a cidade tem de ser voltada para as pessoas. Aqui, ainda temos mais pedestres do que carros. Então, a prioridade do uso do espaço deveria ser deles”, disse Renata Florentino, do movimento Nossa Brasília.

O Vaga Viva começou em 2006, em São Francisco, Estados Unidos, com a denominação de Parking Day. Conforme Renata, a intenção é mostrar que um espaço para estacionamento é “uma área morta em termos de urbanismo e que pode ser um local cheio de atividades para as pessoas”.

Três vagas foram ocupadas hoje em Brasília. Representantes dos dois movimentos usaram uma delas para comparação. Para isso, colocaram dez bicicletas no espaço onde cabia um carro. “Usamos as outras duas vagas para arrecadação de roupas usadas. Fizemos uma feira de troca de livros e oferecemos mobiliário de praça pública, como bancos, jogos de tabuleiro e sombra”, disse Renata Florentino.




Segundo ela, o Dia Mundial sem Carro, criado na França, em 1997, é uma data em que se debate o tipo desejável de cidade e a melhor maneira de se transportar por ela. “As pessoas se transportam de várias formas e todas têm de ser valorizadas. Não podemos imaginar uma cidade priorizando apenas quem se transporta de carro. Em Brasília, falta transporte público de qualidade”.

Também para celebrar a data, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, assinou hoje Aviso Ministerial. No documento, ele pede para que todos os diretores de órgãos federais estimulem o uso da bicicleta entre seus servidores. O ministro inaugurou, na sede do ministério, em Brasília, mais 30 vagas para bicicletas de servidores e visitantes. O ministério também reformou banheiros e instalou placas de sinalização e informação em áreas de convivência.




Fonte: Agência Brasil

Confira também

Como o código universal de produto ajuda nas vendas

Está buscando mais informações sobre o que é o código universal de produto, acertei? Se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *