MPMG divulga edital de concurso para promotor de Justiça



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) publicou no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira, 1 de março, o edital do LVI concurso para ingresso na carreira da instituição com uma novidade: pela primeira vez, um concurso promovido no MPMG reservará vagas para negros. São 40 vagas para o cargo de promotor de Justiça substituto, sendo 28 destinadas à ampla concorrência, 4 reservadas aos candidatos com deficiência e 8 reservadas aos candidatos negros. O subsídio inicial para este cargo é de R$ 26.125,17.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, ressaltou a importância de a instituição assumir seu papel, como responsável pela defesa dos direitos humanos e promoção da igualdade racial, e buscar a afirmação da diversidade no Ministério Público, inclusive como meio de reforçar a legitimidade da instituição.




Tonet destacou o trabalho da Câmara de Procuradores de Justiça por regulamentar a questão, “de inegável alcance social”.

Provas

O concurso será composto por cinco etapas: prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova preambular será realizada no dia 6 de maio, de 8h às 12h, em local a ser divulgado no portal do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br) e da Gestão de Concursos da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br).

Para concorrer, o candidato deve ter concluído curso de bacharelado em Direito e possuir, no ato da inscrição definitiva, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso, entre outros requisitos.

Inscrições

As inscrições preliminares deverão ser efetivadas, exclusivamente, através do portal da Gestão de Concursos da Fundep, no período de 2 de março a 2 de abril, até as 23h59 (horário de Brasília).

Edital

Para conferir o edital completo e outras informações sobre o concurso, acesse o Diário Oficial ou clique aqui.

Fonte: MPMG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.