Saiba como prevenir acidentes elétricos

Guia Muriaé no WhatsApp

“Proteja-se de acidentes elétricos. Todo cuidado é pouco, pois tem sempre alguém esperando você voltar”. Este é o tema de uma campanha da Energisa em Minas, que tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção de acidentes elétricos.


A campanha mostra os riscos e perigos que envolvem o uso da energia elétrica: na construção civil; em acidentes com postes que deixam fios energizados espalhados pelo chão; nas podas de árvore feita por pessoas despreparadas para o trabalho.

Os temas foram escolhidos por serem recordistas nas estatísticas de acidentes elétricos no país.

A distribuidora espera sensibilizar a população para a importância da atenção na realização de qualquer trabalho, principalmente quando envolver a eletricidade.

As orientações da Energisa são:

* Na construção ou reforma – conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica antes de começar qualquer atividade próxima da rede de distribuição; em qualquer trabalho mantenha a distância mínima de três metros da rede elétrica;

* Em acidentes com postes – não se aproxime de cabos ou fios elétricos caídos na rua; sinalize o local e chame imediatamente a Energisa; não toque em vítima de qualquer acidente elétrico;

* Nas podas de árvore urbana – não tente podar árvores por conta própria, pode causar acidentes graves com risco de morte; chame a Prefeitura e, se for perto da rede, a Energisa.

Outro assunto importante é o cuidado ao soltar pipas. Se a pipa enrolar nos fios pode causar acidentes e interrupções no fornecimento de energia. Por isso:

* Escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;

* Nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;

* Jamais use cerol. O uso do cerol pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade.

* Não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo