Semana Nacional do Trânsito incentiva conscientização da responsabilidade do motorista

Guia Muriaé no WhatsApp

Um motorista consciente de sua responsabilidade no trânsito. Essa é a ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Entre esta quinta-feira (17/9) e a próxima terça-feira (22/9), uma série de atividades serão planejadas em todo país para incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, para cada morte, há 16 feridos e destes 6 têm sequelas irreversíveis.

“Já temos legislação que conduz a fiscalização. O desafio é que cada um de nós escolha a direção defensiva para não ter que arcar com as consequências dos acidentes”, diz Rosely Fantoni, coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). “O preço muitas vezes é a perda da vida”, arremata.

A publicitária Angelina Torres viveu o problema. Há dois anos, o marido e um tio morreram em um acidente na BR 262 “Uma ultrapassagem proibida mudou a minha vida. O responsável foi punido e eu também, porque perdi parte da minha família. Por isso, muito cuidadosa ao dirigir” desabafa.

Agora Angelina participa de grupos fechados de familiares de vítimas de crimes violentos para superar a dor. Para ela, a ação de um motorista irresponsável é criminosa.

Segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,1% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Minas Gerais, comparado com o mesmo período do ano passado. O número total de acidentes de trânsito caiu 6,7% no primeiro semestre de 2015.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados, além de prejuízos emocionais para as famílias atingidas.

Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo Brasil.

Fonte: DER-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo