Câmara de Muriaé entrega comenda em homenagem ao Dia do Maçom

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara de Muriaé fez a entrega, na noite desta quinta-feira, dia 19, da Comenda Lenine Brum Junqueira Passos às quatro lojas maçônicas da cidade – “Labor, Força e Virtude”, “Seareiros da Paz”, “Ad Gloriam Et Sapientiam” e “Missionários da Luz”. A cerimônia acontece em homenagem ao Dia Municipal do Maçom, celebrado em 20 de agosto, em conformidade com a Lei Municipal 6.096/2021 aprovada pela Casa Legislativa.

A Comenda é o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados pelas lojas maçônicas ao desenvolvimento e à grandeza do município.

Estiveram presentes na cerimônia autoridades e familiares de Lenine Brum Junqueira Passos, como: o presidente da Câmara, Afonso da Saúde; o vereador autor do Projeto de Lei que cria a comenda, Dr. Frederico; os vereadores Anderson e Miriam Facchini; o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino de Oliveira; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Bianchi Botaro; o filho de Lenine, Aluizio Freitas Passos e a nora Marisa, entre outros.

As lojas foram representadas pelos seus respectivos veneráveis Adriano Oliveira Souza (“Ad gloriam et Sapientiam”), Walério Antônio de Souza (“Labor, Força e Virtude”), Francisco Rodrigues de Oliveira Neto (Missionários da Luz”) e Paulo Vicente Vieira Junior (“Seareiros da Paz”).

Confira abaixo o que cada autoridade presente disse em seu discurso:

“Esta é uma homenagem justa e muito merecida. Esta Comenda é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela maçonaria ao desenvolvimento da nossa cidade.” – Afonso da Saúde, presidente da Casa.

“As personalidades da maçonaria em Muriaé são todas merecedoras dos nossos aplausos e da nossa mais elevada consideração pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao Estado de Minas Gerais. Os maçons são pessoas abnegadas que, historicamente, têm abraçado as causas em defesa dos interesses maiores da coletividade, do bem comum, da justiça, da igualdade e dos direitos fundamentais do cidadão.” – vereador Dr. Frederico

“Este é uma justa homenagem para um grande advogado e maçom de nossa cidade que foi o doutor Lenine, que infelizmente não está mais entre nós. A entrega da Comenda às quatro lojas maçônicas foi uma cerimônia muito bonita e merecida.” – Marcos Guarino de Oliveira, vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde

“É uma alegria participar de uma cerimônia que comemora o Dia do Maçom. Com a Lei Municipal, vamos poder comemorar ainda mais esta data. Agradeço ao vereador Dr. Frederico e à Câmara Municipal que hoje trouxe para nós um presente, uma homenagem a nós maçons.” – Teodorico Torres, delegado do sereníssimo grão mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais

“É muito comum a maçonaria fazer as homenagens e não recebe-las. Por isso, agradecemos à Câmara de Vereadores e o vereador Dr. Frederico por terem lembrado na maçonaria e ter feito essa homenagem.” – Walério Antônio de Souza, venerável da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”, representando as demais lojas maçônicas da cidade

Conheça abaixo a biografia de Lenine Brum Junqueira Passos:

Lenine Brum Junqueira Passos nasceu em Muriaé no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1949, tornando-se um grande advogado da cidade. Casou-se com Ircema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º hotel fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.

Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri.

Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.

Advogado criminalista e agrimensor, Lenine foi também membro da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu venerável mestre.

Doutor Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77anos, deixando um grande legado para a história de Muriaé.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo